Curso gratuito capacita profissionais para o mercado de som no cinema e audiovisual

O curso foi realizado na capital tocantinense e reuniu pessoas interessadas em se especializar em técnicas de som.

O curso gratuito de Introdução ao Som no Cinema e no Audiovisual, realizado em parceria com a Unitins, campus Graciosa, em Palmas, preencheu todas as 15 vagas disponíveis, entre profissionais e interessados que querem trabalhar com som em produções audiovisuais, aprendendo técnicas desde o som direto e edição até a mixagem. 

A capacitação foi liderada pelo premiado técnico de som direto e pós-produtor de som, Victor Jaramillo, que integrou a equipe mixagem do filme “Marighella”, de Wagner Moura, e de séries para os canais Netflix, HBO, TV Globo e Fox. Destacou-se a presença marcante de mulheres, que foram a maioria das participantes do curso, em uma área predominantemente masculina.

Anúncio no meio do texto

De acordo com o responsável pelo projeto, Diogo Bonadiman Goltara, a formação surgiu da necessidade de capacitação da cadeia do som no audiovisual tocantinense. “Não há precedentes, no estado, de um curso presencial, teórico e prático, com profissional de tamanha relevância, como o Victor Jaramillo, no campo do som para o audiovisual. Com ele os participantes puderam ter acesso a processos, ferramentas, abordagens, estéticas e possibilidades narrativas”, ressaltou Goltara, ao afirmar que o curso comprovou a necessidade de uma formação continuada na área, dado a enorme procura.

Realizado pelo Estúdio Estiagem, o curso é uma das ações do projeto Formação e Capacitação em Som para Audiovisual no Tocantins, contemplado pela Lei Paulo Gustavo (Secult/ Fundação Cultural). A formação também contou com vagas e acessibilidade para PCDs.

Contrapartida

A capacitação também é uma contrapartida do longa metragem “Apoio Cultural”, um projeto realizado por Jubalina Produções, Círculo Filmes e Estúdio Estiagem e apoio do Centro de Imagem e Som – CIM, contemplado no edital nº 23/2023 – Audiovisual Tocantins, da Lei Complementar nº. 195 – Lei Paulo Gustavo, Estado do Tocantins.

Estúdio Estiagem

Inaugurado em 2021 por Diogo Bonadiman Goltara, o Estúdio Estiagem é uma organização que atua no som para o cinema e para o audiovisual em todas as suas etapas. O estúdio tem vasta experiência na captação de som para filmes e de sons ambientes, além de também atuar na pós-produção. Entre os trabalhos realizados, destacam-se o Som Direto no filme Crowrã, A Flor do Buriti (2023), premiado no Festival de Cinema de Cannes (2023), para o qual também atuou no foley e no ADR; Som direto e edição de som para o filme Entramas (em fase de finalização); Som Direto e direção de som do filme Apoio Cultural (em fase de finalização).

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais