Projeto Portal Amazônico leva oficina de rabeca de buriti para estudantes de escola pública de Palmas

Uma iniciativa do projeto “Portal Amazônico”, da Orquestra Viva Música, estudantes da Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo receberam a oficina “Oficina de rabeca de buriti”, na terça-feira, dia 07. Acompanhado da equipe do Projeto, o músico Wendle Viturino Lima, de Lagoa do Tocantins, apresentou a rabeca de buriti aos estudantes, por meio de uma imersão na música tradicional brasileira, explorando os timbres e as histórias por trás desse instrumento típico do cerrado.

Na ocasião, Wendle compartilhou com os alunos não apenas a técnica e o som característico do instrumento, mas também as tradições e os saberes populares associados a ele. “É muito importante essa interatividade com as novas gerações, de forma que eles possam valorizar essa tradição tão forte na nossa cultura, que é a rabeca de buriti”, disse o músico.

Com uma abordagem envolvente e didática, o Wendle explicou o processo artesanal de construção da rabeca, desde a extração da fibra do buriti até a afinação das cordas, destacando a importância da preservação dessa cultura regional.

Anúncio no meio do texto

Os estudantes puderam interagir com o instrumento e experimentar os acordes da rabeca de buriti. Para o presidente da Associação Viva Música, o maestro Bruno Barreto, o contato das novas gerações com manifestações culturais e artísticas tradicionais despertam nesses jovens a curiosidade e o encantamento dos alunos com a arte e cultura de forma geral, contribuindo para o enriquecimento de sua formação cultural. “A oficina foi uma iniciativa que buscou valorizar a cultura local e incentivar o interesse dos jovens pela música tradicional, além de promover a reflexão sobre a sustentabilidade e o uso consciente dos recursos naturais”, concluiu o maestro.

Projeto

O projeto “Portal Amazônico” teve início no mês de Abril com concerto da Orquestra Viva Música e o músico Lucimar, no Teatro Sesc Palmas, com repertório que trata da rica cultura e das belezas naturais do Tocantins. A realização é da Associação Viva Música e é patrocinado pelo edital Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Estadual de Cultura.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais