De 4 a 8 de novembro Tribunal de Justiça do Tocantins realiza 19ª Semana da Conciliação

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) é mais uma instituição do Poder Judiciário a aderir à campanha “É Tempo de Conciliar” e, entre os dias 4 e 8/11, vai promover a XIX Semana da Conciliação (Senacon). Iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que desde 2006 envolve Tribunais de Justiça das esferas estadual e federal, além dos Tribunais do Trabalho, com o objetivo de intensificar a resolução de conflitos por meio da mediação e da conciliação entre as partes.

No TJTO, a 19ª edição da Semana da Conciliação é promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), por meio dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), espalhados por diversas Comarcas do Estado. Nessas unidades são acolhidas pequenas disputas na área cível, como cobranças, promissórias, guarda, pensão alimentícia, regulamentação de visitas, reconhecimento de paternidade, divórcio e dissolução de união estável.

A partir daí, nosso time de conciliadores inclui na pauta da Senacon tanto ações em fase processual – quando o processo já foi ajuizado e está nas mãos do juiz -, quanto em fase pré-processual, ou seja, quando ainda não há ação judicial. O próprio cidadão interessado na resolução da disputa pode, em qualquer data no ano, entrar em contato com o Cejusc no Fórum da Comarca que atende a localidade onde vive. Clique aqui e confira o seu!

Anúncio no meio do texto

De acordo com a juíza coordenadora do Nupemec, Silvana Parfieniuk, a Semana Nacional da Conciliação é uma valiosa oportunidade para a pacificação social por meio do diálogo entre as partes.

“É uma solução célere e definitiva das demandas em curso no Poder Judiciário. Com a disseminação dessa cultura de resolução consensual de conflitos, além de cumprir a legislação processual civil que estimula a conciliação em qualquer fase do processo, estamos contribuindo para tornar o Poder Judiciário mais ágil e acessível à população”, destaca a magistrada.

Premiação

Com o objetivo de identificar, premiar, disseminar e estimular a realização de iniciativas inovadoras no âmbito Judiciário, que contribuem para a aproximação e pacificação das partes, o CNJ também está com as inscrições abertas para a  XV Edição do Prêmio Conciliar é Legal, até a próxima sexta-feira (8/11).

Esta certificação reconhece a produtividade e as práticas de sucesso dos Tribunais, dos juízes, dos instrutores de mediadores e conciliadores, do Ensino Superior, da mediação e conciliação extrajudicial, das demandas complexas ou coletivas e da advocacia, estimulando a criatividade e disseminando a cultura dos métodos consensuais de resolução dos conflitos.

Clique aqui para acessar o regulamento e faça a sua inscrição preenchendo este formulário!

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais