Escolas estaduais são destaques na evolução do Ideb no Ensino Fundamental

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem intensificado esforços para a melhoria contínua da educação básica no estado. Recentemente, essas ações foram reconhecidas com a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023, que revelou um crescimento significativo para o Tocantins.

O relatório, publicado no último dia 14 pelo Ministério da Educação (MEC), destaca a evolução dos índices de 2023 em relação ao ano de 2021 em três escolas tocantinenses nos anos finais do Ensino Fundamental: Escola Estadual Benedito Pereira Bandeira, de Formoso do Araguaia; Escola Estadual Padre Juliano Moretti, de Tocantinópolis; e Colégio Estadual Darcy Ribeiro, de Pugmil.

Formoso do Araguaia

Anúncio no meio do texto

Em Formoso do Araguaia, a Escola Estadual Benedito Pereira Bandeira, que faz parte da Superintendência Regional de Gurupi (SRE), teve um salto de crescimento no Ideb 2023. A escola passou de uma nota de 3,5, em 2021, para 5,0, em 2023, representando uma evolução de 30%. 

O superintendente Regional, Antônio Carlos Pakalolo, celebra os índices e atribui os resultados ao empenho entre superintendência e unidades escolares. “Esse é o resultado de um esforço conjunto que envolve a conscientização dos alunos, dos profissionais da educação e até dos pais e responsáveis, demonstrando que a educação é a base de tudo e a verdadeira transformação”, destacou.

Pakalolo destacou, ainda, que a escola implementou uma série de ações para alcançar essa melhoria, como o reforço no acompanhamento pedagógico e o trabalho de monitoramento desenvolvido pelas equipes de supervisão. 

Tocantinópolis

Outro exemplo de sucesso vem de Tocantinópolis, localizada na região do Bico do Papagaio. A Escola Estadual Padre Juliano Moretti também registrou um crescimento de 30% no Ideb 2023, alcançando a nota 5,0.

A diretora Georgiana Gomes da Silva destacou que o sucesso alcançado é resultado de rotinas de avaliação, como diagnósticos e provas do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), que foram importantes para identificar e reforçar as necessidades educacionais dos estudantes. “O trabalho começou no ano passado, com a equipe alinhando as ações necessárias para melhorar o nível de aprendizagem dos nossos estudantes. A escola adotou medidas como aulões e reforços em Língua Portuguesa e Matemática, além de promover avaliações para preparar os estudantes para exames externos”, explicou.

A gestora escolar ressaltou que o envolvimento da equipe escolar, o espírito de pertencimento e a colaboração com os pais e estudantes também foram fundamentais para alcançar os resultados.

Pugmil

O Colégio Estadual Darcy Ribeiro, localizado em Pugmil e pertencente à Superintendência Regional de Paraíso, foi outra unidade escolar que registrou avanços importantes. Os resultados apontam um crescimento de 28%, saindo da nota de 3,7, em 2021, para 5,2, em 2023.

As políticas educacionais da Regional se concentraram em duas linhas de atuação: melhorar o desempenho dos estudantes e garantir 100% de participação. Para isso, a equipe escolar lançou o projeto intitulado “Ideb: Eu sou o meu resultado”, que incluiu a oferta de aulas de reforço, material complementar e aplicação periódica de resultados.

Escola Darcy Ribeiro, de Pugmil, celebra o crescimento de 28% na nota dos anos finais do Ensino Fundamental 

A diretora da escola, Nilza Andrade Marinho, ressaltou a importância do empenho da comunidade escolar. “Motivar nossos estudantes e mostrar que eles são capazes era um dos objetivos principais. A participação efetiva dos pais e o apoio contínuo da Seduc foram fundamentais para o desempenho”, frisou.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, considera o resultado como um marco significativo para o Tocantins e destacou a importância do trabalho coletivo da comunidade educacional.

“Desde o início da nossa gestão, temos nos empenhado em adotar estratégias eficazes para a melhoria da qualidade da educação. Investimos na formação contínua dos nossos educadores, na modernização dos currículos e na adoção de novas metodologias pedagógicas que atendem às necessidades dos nossos estudantes. Os frutos desse trabalho começam a aparecer e é inspirador ver que nossas ações estão fazendo uma diferença real no desempenho das nossas escolas”, ressaltou.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais