Candidatura coletiva “Povo de Luta” se posiciona a favor do uso de câmeras na Guarda Metropolitana de Palmas

A candidatura Povo de Luta foi, até o momento, a única a se manifestar publicamente a favor da implementação de câmeras nas fardas da Guarda Metropolitana de Palmas, destacando a importância dessa medida para garantir mais transparência e segurança tanto para a população quanto para os agentes públicos.

O grupo defende que essa iniciativa pode contribuir significativamente para a proteção dos direitos dos cidadãos e para o aprimoramento das ações de segurança pública na capital.

Esse posicionamento ganha ainda mais relevância à luz da recomendação administrativa expedida pelo Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp) do Ministério Público Estadual (MPE), que orienta o governo do Estado a implementar o uso de câmeras operacionais portáteis/corporais na Polícia Militar. A recomendação do Gaesp foi motivada pelos dados alarmantes do Mapa de Segurança Pública de 2024, que revelam um aumento de 69,23% no número de mortes decorrentes de intervenção policial em 2023 em comparação a 2022.

Anúncio no meio do texto

Além dessa proposta, o Povo de Luta tem se dedicado a apresentar um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da cidadania e da cultura em Palmas. Entre as principais propostas estão o fortalecimento dos Restaurantes Solidários, eleições diretas para diretores e gestão democrática nas escolas, defendendo a participação ativa da comunidade escolar, e a defesa de editais e incentivos fiscais para patrocinadores da cultura palmense.

“Povo de Luta”

As pautas do Povo de Luta refletem o perfil dos seus candidatos: Cristian Ribas, advogado e presidente dos Direitos Humanos da OAB; Naiara, assistente social e militante do movimento negro; Rose Marques, profissional da educação e dirigente sindical do SINTET; e Messias, militante do MST e professor.

Juntos, eles buscam implementar uma agenda que garanta direitos e promova a justiça social em Palmas.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais