Operação mira núcleo criminoso suspeito de dar apoio logístico em assaltos a bancos no Tocantins
Na manhã desta terça-feira, 20 de agosto, uma operação policial, batizada de Operação Embrião, foi deflagrada nas cidades de Palmas, Divinópolis e Tocantínia, no Tocantins. Mais de 80 agentes de segurança estão envolvidos na ação, que visa desarticular um grupo criminoso suspeito de oferecer suporte logístico a assaltos em agências bancárias no interior do estado.
Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, além de seis mandados de prisão temporária. A operação é resultado de uma força-tarefa integrada, composta pelas Polícias Federal, Civil, Militar e Penal do Tocantins. Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal de Miranorte.
Os crimes sob investigação ocorreram em 2022, nas cidades de Divinópolis e Dois Irmãos do Tocantins, onde as quadrilhas realizaram assaltos a instituições financeiras. Se condenados, os envolvidos poderão enfrentar penas que, somadas, ultrapassam 28 anos de prisão.
O nome “Operação Embrião” faz referência ao início das ações conjuntas dos órgãos de segurança pública, que se unem para investigar, reprimir e prevenir crimes na modalidade “novo cangaço” e “domínio de cidades”, práticas criminosas comuns no interior do estado.