Eleições no Tocantins: PSOL e Cidadania estão com a menor representatividade no estado

À medida que as eleições municipais de 2024 se aproximam, a corrida eleitoral se intensifica em todo o país. No Tocantins, foram registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 6.441 nomes para concorrer ao Legislativo Municipal, além de 325 candidatos a prefeito e vice-prefeitos nos 139 municípios.

Menor Representatividade

Dois partidos registraram a menor representatividade no Tocantins, foram eles o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o Cidadania.

Anúncio no meio do texto

O PSOL registrou 10 candidatos, sendo uma prefeita um vice prefeito (Lucia Viana e Silvio Souza em Palmas) junto com oito vereadores. As outras duas candidaturas ao Legislativo Municipal ocorreram em Tocantinópolis.

Já o Cidadania registou somente três nomes, sendo dois vereadores em Colinas do Tocantins e um em Colméia, além de um vice-prefeito em Gurupi (Tatiana Nunes, junto ao candidato Cristiano Pisoni (PSDB).

Partido do presidente Lula

O Partido dos Trabalhadores (PT), por sua vez, registrou o total de 316 candidaturas no Tocantins, entre Executivo e Legislativo. A cidade com o maior número foi Araguaína, com 13 nomes. Já a capital Palmas, foram 07 registros.

Veja a relação por cidades com o maior quantidade de candidatos que o PT registrou:

Araguaína – 13 candidatos
São Salvador do Tocantins – 12 candidatos
Paraíso do Tocantins – 12 candidatos
Couto Magalhães – 11 candidatos
Araguatins – 10 candidatos
Porto Alegre do Tocantins – 10 candidatos
Palmas – 7 candidatos

Maior Representatividade

O Jornal Primeira Página apurou quais partidos registraram o maior número de candidaturas. Veja a relação abaixo somando vereadores e chefes do Executivo.

Republicanos

O Republicanos lidera o ranking com 1.193 candidatos registrados no Tocantins. Esse número expressivo demonstra a força e a mobilização do partido no Tocantins. O partido tem como presidente regional o governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

União Brasil (UNIÃO)

Em segundo lugar, o União Brasil registrou 1.058 candidatos. A sigla está sob o comando da senadora Professora Dorinha Seabra.

Progressistas (PP) e Partido Democrático Trabalhista (PDT)

O PP aparece em terceiro lugar com 732 candidatos, enquanto o PDT segue de perto com 724. O primeiro tem como presidente regional o deputado Vicentinho Júnior e o segundo, o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira.

Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Partido Liberal (PL)

O MDB e o PL somam 566 e 514 candidatos, respectivamente. O deputado federal, Alexandre Guimarães, presidente o MDB e o PL segue com a liderança regional do senador Eduardo Gomes.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais