Governo recebe as primeiras equipes para os Jogos Escolares Brasileiros

As primeiras equipes participantes dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) Sub-18 começaram a chegar durante a madrugada desta quinta-feira, 1º, em Palmas, cidade sede desta etapa da competição. Os jogos são uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

As competições ocorrem entre os dias 2 e 6 de agosto, nas modalidades Vôlei de Praia e Basquetebol 3X3. Já a cerimônia de abertura dos jogos será nesta sexta-feira, 2, às 19h, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, local onde também acontecerão os jogos.

O evento conta com mais de 600 participantes, incluindo estudantes-atletas dos 26 estados e do Distrito Federal, técnicos, chefes de delegação, integrantes do comitê organizador, convidados, autoridades e voluntários.

Anúncio no meio do texto

O superintendente de Desporto da Seduc, Tiago Costa, ressalta a importância de o Tocantins receber um evento de nível nacional. “Essa parceria com a CBDE tem sido um sucesso e nós não temos dúvida que este ano teremos um campeonato de excelência. Temos aqui no nosso Estado alunos-atletas do país inteiro, com cada estado sendo representado por seus alunos e o Governo do Tocantins tem o prazer de receber todos. Daqui vão sair os campeões que vão para Bahrein, mostrar o talento e o comprometimento do desporto escolar brasileiro”.

Segundo o chefe da delegação de Sergipe, a equipe está bem preparada e pretende dar trabalho nos jogos. “Participar de um evento como o JEBs é uma oportunidade única na vida de nossos atletas, eles treinaram muito e vieram em busca da vitória, mas têm também a expectativa de fazer novas amizades, criar vínculos e curtir o evento como um todo. Nosso intuito não é apenas ganhar medalha, mas também essa interação entre os estudantes-atletas de todo o Brasil”, pontuou.

O estudante-atleta Pedro Henrique Hendges, de 16 anos, da delegação de Roraima, veio para competir no basquete 3×3. O atleta está confiante para os jogos. “O nosso time é forte, tem chance de pegar um pódio na Série Ouro, pois passamos três meses nos preparando para esse campeonato. Eu já participei de outras competições nacionais, como os Jogos da Juventude e o Mirim do JEBs, e é ótimo que tenha esse incentivo ao esporte escolar”.

A estudante Julia Sander, de 16 anos, que está representando o Ceará no vôlei de praia feminino, junto com a sua irmã Camila, conta que está animada e ansiosa ao mesmo tempo. “Estamos bem confiantes de que podemos chegar para disputar uma vaga e o pódio. A gente treinou literalmente as férias inteiras, então acho que estamos bem, estamos preparadas para a disputa”, revelou.

Para Bianca Melo, de 15 anos, veio do Maranhão para participar do JEBs na modalidade basquete 3×3

A estudante Bianca Melo, de 15 anos, fala que o nervosismo é inevitável quando pensa que pode competir com atletas até três anos mais velhos que ela.

“Eu não estou acostumada a jogar contra pessoas mais velhas, mas acho que a gente tem chance de pegar uma boa classificação. O mais legal é que a gente sempre encontra as mesmas pessoas nessas competições de nível nacional e acabamos criando uma conexão maior”. A jovem veio do Maranhão para participar do JEBs na modalidade basquete 3×3.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais