Governo estende prazo da licença de manejo do capim-dourado e buriti

O Governo do Tocantins estendeu até o dia 10 de agosto o prazo para que artesãos, extrativistas, agricultores familiares e produtores rurais possam solicitar a autorização e renovação da licença para coleta, manejo ou transporte do capim-dourado e do buriti.

Este processo é conduzido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e tem como objetivo garantir a preservação, a aplicação de técnicas de manejo sustentável e a proteção das veredas e campos úmidos onde elas crescem.

A solicitação é realizada de forma online, através do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Sigam). Os interessados devem enviar a documentação exigida por meio dessa plataforma. Essas ações são regulamentadas pela Lei Estadual nº 3.594/2019 e pela Instrução Normativa nº 03/2023, e contribuem para uma fiscalização efetiva por parte do Naturatins.

Anúncio no meio do texto

A licença para coleta e transporte do capim-dourado e do buriti tem validade de cinco anos, mas precisa ser renovada anualmente. Caso a renovação não seja solicitada e haja autuação, o responsável poderá receber advertências, multas e apreensões, além de possíveis restrições de direitos, incluindo a suspensão da autorização por dois anos e a proibição de solicitar o documento novamente por um período de dois a quatro anos.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais