Registro Itinerante: projeto do Judiciário chegará a Araguaína

Araguaína será sede da segunda edição do projeto Registro Itinerante, que promove à população de baixa renda o acesso facilitado a documentos básicos do registro civil. A ação será realizada entre os dias 22 e 26 de julho, em diversos pontos da cidade.

Durante o mutirão, serão ofertados gratuitamente serviços extrajudiciais realizado pelo Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas de Araguaína-TO, supervisionados pela Corregedoria, como a emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito; efetivação de registros de nascimento e óbito, incluindo registros tardios; reconhecimento de paternidade biológica e afetiva; alteração de nome e gênero para pessoas transgêneras; e retificação de registros. O Ministério Público e a Defensoria Pública também estarão disponíveis para consultas e orientação, proporcionando um atendimento completo e integrado à população.

Anúncio no meio do texto

Em Araguaína, a iniciativa conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Araguaína, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Araguaína, Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas de Araguaína-TO, Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Araguaína, Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Estadual e Secretaria de Segurança Pública.

Preparativos

Em preparação para a semana, a comarca de Araguaína vem realizando  reuniões de alinhamento com órgãos e instituições parceiros. Nesta segunda-feira (24/06), teve encontro com 90 assistentes sociais da prefeitura que irão auxiliar na localização de  pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e precisam emitir documentos/certidões básicos.

Outros detalhes operacionais e logísticos para a execução do projeto também estão sendo observados, incluindo vistorias nas escolas municipais que serão pontos de atendimento ao longo da semana.

Na reunião, o  juiz diretor do Foro, Fabiano Ribeiro, enfatizou a importância do projeto para enfrentar o sub-registro civil e promover a inclusão social na região. “Estamos unindo esforços para que o projeto seja um sucesso, beneficiando especialmente aqueles que mais necessitam de acesso a documentos básicos”, destacou.

Atendimento

Durante a semana, o atendimento ao público será das 9 às 17 horas. Confira as datas e locais de cada ação:

  • 22/07: Escola Municipal Joaquim Sabino dos Santos
  • 23/07: Escola Municipal José Ferreira Barros
  • 24/07: Escola Municipal Luiz Gonzaga
  • 25/07: Escola Municipal Dom Cornélio
  • 26/07: Escola Municipal Simão Lutz Kossobutzki
Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais