O HPV, ou papilomavírus humano, é a infecção sexualmente transmissível (IST) mais comum em todo o mundo e a principal causa de câncer de colo de útero ou cervical, como também é denominado. Existem mais de 200 tipos de vírus HPV, dos quais pelo menos 14 são considerados oncogênicos.
No entanto, um imunizante lançado no ano passado, aumentou a proteção contra essas infecções causadoras de lesões pré-cancerosas. O produto, chamado comercialmente Gardasil 9, está disponível apenas na rede privada e foi ampliado de quatro para nove genótipos contra o HPV – 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58.
“Com essa composição, segundo dados da Sociedade Brasileira de Imunizações, a nova vacina nonavalente confere eficácia de 96,7% para lesões de alto grau, 96,3% para neoplasia cervical de alto grau, adenocarcinoma in situ (AIS) e câncer cervical; além de 96% para infecções persistentes”, explica a enfermeira responsável pelo serviço de imunizações do Sabin no Tocantins, Heryka Cavalcante.
A vacinação é recomendada para homens e meninos, bem como mulheres e meninas, de 9 a 45 anos, uma vez que ambos podem transmitir por qualquer tipo de contato sexual, seja ele vaginal, anal ou oral. O vírus não se acomoda apenas na vagina e no pênis, também pode se alojar em outras partes genitais, como vulva, períneo e região pubiana. Desta forma, o uso do preservativo não anula o risco de contágio.
Entre os principais sintomas da infecção está o aparecimento de verruga nas regiões anal ou genital, que pode ser única ou várias, e de diversos tamanhos. No entanto, é bastante comum que muitas pessoas com HPV não apresentem nenhum sintoma, e, sem saber, acabam por infectar outros indivíduos pelo contato sexual.
“Portanto, é necessário compreender que o momento ideal para a vacinação contra o HPV é antes do início da atividade sexual. A vacinação precoce é fundamental, pois permite que o sistema imunológico produza anticorpos específicos capazes de neutralizar a entrada do vírus nas células hospedeiras. Essa ação promove uma barreira protetora eficaz contra o HPV, reduzindo significativamente a sua transmissão” explica Nayara Borba, biomédica e gestora do Sabin no Tocantins.
Segundo os dados mais recentes do IBGE, divulgados na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 35,4% dos adolescentes de 13 a 17 anos de idade já tiveram relação sexual alguma vez.
No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina HPV quadrivalente está disponível para meninas e meninos entre 9 e 14 anos com esquema de duas doses e imunossuprimidos (pessoas com HIV, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos) de ambos os sexos, entre 9 e 45 anos.
Mesmo nos adultos, que não tiveram acesso à vacina quando adolescentes, a vacinação traz grandes benefícios também, proporcionando a recuperação da cobertura vacinal, para evitar que essas pessoas sigam expostas ao risco de infecções, reinfecções e desenvolvimento de lesões cancerígenas.
Sabin no Tocantins
No Tocantins desde 2012, o Sabin Diagnóstico e Saúde conta com 14 unidades de atendimento, nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Guaraí. A empresa é referência em exames laboratoriais no estado, com serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental. Além disso, o Sabin atua no mercado com a plataforma integradora de serviços de saúde Rita Saúde, uma solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.
Referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.
Presente em 14 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende 7 milhões de clientes ao ano em 352 unidades distribuídas de norte a sul do país.