Janad visita reitor da UFT e garante apoio à construção de hospital universitário

“Vou fazer o que for preciso para que o palmense tenha saúde e qualidade de vida. Nós vamos apoiar a construção do hospital universitário e vamos construir uma unidade hospitalar municipal na região sul,” garantiu Janad Valcari (PL) em visita na quarta-feira, 12, ao reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato, e aos pró-reitores, onde debateram as potencialidades da academia na integração e desenvolvimento de Palmas.

Durante o encontro, Janad assegurou que, caso eleita, honrará os compromissos acordados pela prefeitura para a construção do hospital universitário, um projeto prioritário para a UFT, idealizado entre 2013 e 2014 e recentemente avançado com a assinatura de um protocolo de intenções. Janad reforçou a necessidade de melhorar a saúde primária, que é responsabilidade do município. “Tudo isso será realidade com o apoio dos parceiros. Vamos atrás dos deputados e senadores para colaborarem com a expansão e crescimento de Palmas,” disse ela.

A reunião, que também contou com a presença do vice-reitor Marcelo Leineker, destacou a importância da colaboração entre a universidade e a administração municipal. Foram discutidas propostas para a transformação de Palmas em uma cidade digital, colaborações para fortalecimento das políticas públicas de inclusão social, assistência estudantil e incentivo à cultura e inovação tecnológica. A pré-candidata enfatizou a importância de incorporar a participação da universidade nas ações da prefeitura. “Quero ouvir a universidade e trazê-la para o debate sobre a cidade, pensando a cidade como um todo, para garantir o desenvolvimento de Palmas”, explicou.

Anúncio no meio do texto

Outro tema discutido foi a gratuidade integral do transporte coletivo para estudantes, uma proposta defendida por Janad para garantir a permanência estudantil e evitar que a educação seja abandonada pela vulnerabilidade social. A integração e uso da tecnologia para melhorar os serviços públicos e o apoio ao ingresso de pessoas com deficiência (PCD’s) também foram destacados. Além disso, a incompatibilidade dos horários das linhas de ônibus com as aulas noturnas na UFT, que terminam às 22h30, foi um ponto levantado pela academia. Atualmente, o último ônibus parte às 22h, o que prejudica os estudantes e colabora para o abandono da formação acadêmica.

O reitor Bovolato expressou que a visita de Janad honrava o corpo diretivo da universidade e destacou o pouco aproveitamento das estruturas da instituição pública. “A gente tem colaborado em vários projetos, mas há um potencial muito grande e isso pode ser expandido. Estamos à disposição de todos para colaborar com o plano de governo,” afirmou.

Estiveram reunidos e colaboraram com a reunião: a Pró-Reitora de Extensão, Dra. Maria Santana Ferreira dos Santos; o Pró-Reitor de Assuntos Estudantil, Dr. Kherley Caxias; a Pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Dr. Michele Trombini; o Pró-reitor de Tecnologia da Informação, Dr. Ary Henrique Morais de Oliveira; o Diretor da Rádio UFT, Junior Duarte; o Diretor de Cultura da UFT, Bruno Barreto; e o Chefe de Gabinete do Reitor, Prof. Emerson Denicoli.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais