CPI  colhe depoimento do presidente da BRK-Tocantins

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar possíveis irregularidades no contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, ouviu nesta segunda-feira, 3, José Mário Ribeiro do Espírito Santo, presidente da BRK/Tocantins. A reunião pública, realizada na Câmara Municipal de Palmas (CMP)  , busca esclarecer questões sobre a gestão e a qualidade dos serviços prestados pela companhia.

Durante a reunião o relator da CPI, vereador Nego (PL) destacou que a BRK/Saneatins tem questionado judicialmente a competência da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Palmas (ARP), embora todas as ações tenham sido desfavoráveis à empresa.

“Eles questionam a força e a competência da agência municipal, mas a própria Justiça já determinou que a regulação é de competência da ARP, conforme a Lei n° nº 2.297, que estabeleceu a criação da agência em 2017”, explicou.

Anúncio no meio do texto

 A falta de reconhecimento por parte da BRK tem gerado problemas de fiscalização. “Hoje, eles estão sem fiscalização na prática, pois não reconhecem a ARP e a justiça proibiu a Agência Tocantinense de Regulação (ATR) de atuar nessa função em Palmas, isso resulta em uma ausência de controle sobre a qualidade dos serviços prestados. A justificativa da BRK para não reconhecer a ARP está ligada à ideia de “subsídio cruzado”, que envolve 46 municípios e, segundo a empresa, deveria ser de competência estadual. Contudo, conforme está previsto na lei, a regulação local é uma atribuição do município de Palmas, especialmente após a criação da agência municipal”, afirmou Nego.

No decorrer da audiência, os membros da CPI questionaram o executivo sobre a questão  do controle da qualidade da prestação dos serviços pela BRK. O presidente José Mário destacou que a empresa possui um Plano para a Gestão de Emergências e Crises, destinado a mitigar impactos e assegurar a continuidade dos serviços em situações adversas.

A reunião foi encerrada com a convocação do executivo da BRK para comparecer novamente à CPI na próxima sexta-feira, 7 de junho, para dar continuidade à oitiva.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais