Estudantes do Tocantins chegam à China para o Mundial Escolar de Futebol

O desporto escolar do Tocantins continua se destacando e realizando sonhos de jovens estudantes. O time de futebol feminino sub-18 do Colégio Cívico-Militar Domingos da Cruz Machado, de Araguaína, composto por 18 estudantes, já se encontra em Dalian, na China, para o Campeonato Mundial Escolar de Futebol, o ISF WSC Football 2024. 

A competição, organizada pela Federação Internacional de Esporte Escolar, acontece entre os dias 17 e 27 de maio. Nesta sexta-feira, o time brasileiro já iniciou os primeiros treinamentos para o jogo de estreia, que será no próximo domingo, 19.

As atletas tocantinenses foram convocadas pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e contam com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O Brasil, que conta também com um time de futebol masculino do Amapá, está no grupo C da competição, junto com as seleções da Uganda, República Tcheca, Canadá e Nigéria.

Anúncio no meio do texto

O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, está acompanhando a equipe. “Nossa gestão está investindo bastante no esporte escolar. Estamos confiantes que vamos fazer valer o futebol brasileiro aqui nesse Mundial. O time é muito forte e está preparado para enfrentar as adversárias”.

Adaptação

O treinador do time, Paulo Sérgio Benedito, comenta que o fuso horário tem sido um desafio. “Estamos do outro lado do mundo, procuramos fazer com que elas se adaptem o mais rápido possível, fazendo os trabalhos físicos para que possam se acostumar com o horário invertido, mas acredito que a gente possa, sim, fazer um bom campeonato”, pontuou.

A atacante do time, Adriany Soraia, fala do sentimento de participar do mundial. “Estou com muitas expectativas, espero que possamos fazer bons jogos, a gente treinou e se dedicou para isso. Estamos focadas e determinadas para que possamos chegar na final e levar a taça para o Tocantins. A sensação de estar em outro país, em um lugar que nem nos meus maiores sonhos imaginaria conseguir chegar é incrível. Estar aqui hoje é um sentimento que não tem explicação”, disse a atleta.

Destaque Internacional

O desporto tocantinense já está se acostumando com os carimbos no passaporte. Em 2023, o time de futsal feminino do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína, foi convocado para o Campeonato Mundial de Futsal Escolar Feminino, que aconteceu em Belgrado, na Sérvia, onde colocou o Tocantins em evidência no cenário internacional, conquistando o 2º lugar.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais