Grupo Samba Mais apresenta rodas de samba em feiras livres da Capital

Com o objetivo de levar a riqueza e a tradição do samba e pagode para um dos ambientes de entretenimento preferido do tocantinense: as feiras livres, o Grupo Samba Mais vai desenvolver neste mês de Maio o projeto “Tem Roda de Samba na Feira”.  O circuito de apresentações vai incluir a Feira de 307 Norte (05/05), Feira do Bosque (12/05) e Feira do Aureny I (26/05) com shows gratuitos.

De acordo com a produtora cultural Jacqueline Galvão, responsável pelo Projeto, a proposta é de levar a tradição do samba a diversos pontos da Capital, atendendo às regiões Norte, Centro e Sul. Os shows têm cerca de 1 hora e 30 minutos de duração e o repertório é influenciado por sambistas ilustres, como os Originais do Samba e Demônios da Garoa. “O repertório inclui canções do samba de roda ao partido alto passando pelo samba romântico e as misturas com o pagode e o baião”, adianta Jaqueline.

O diretor-geral do Grupo Samba Mais, Márcio Martins, complementa que, além do repertório de sucessos nacionais e internacionais do samba, o show trará canções autorais inéditas do Grupo e releituras e adaptações de outros gêneros musicais como o sertanejo e a livre improvisação. “As composições falam de amor, de situações do cotidiano e de questões sociais”, complementa.

Anúncio no meio do texto

Ele ressalta que a proposta é de homenagear e exaltar o Samba. “O samba caiu no gosto popular e conquistou depois da massa, os corações de todas as classes sociais. Ele carrega em si a história e a alma do povo brasileiro”, defende o diretor, que é também músico no projeto.

De acordo com Márcio Martins, a proposta é democratizar o acesso ao samba a todas as camadas da sociedade, independemente de classe social, cumprindo assim a função deste ritmo musical, que tem na raiz o encontro de culturas, gêneros e classes sociais. “Da mesma forma, as feiras livres são espaços frequentados por pessoas de todas as idades e classes sociais, tornando-se locais ideais para a promoção da cultura e da música brasileira. A presença do Grupo Samba Mais nas feiras proporcionará uma experiência cultural única, enriquecendo o ambiente com o ritmo contagiante do samba e do pagode”, conclui.

Projeto

O projeto é proposto por Jacqueline Galvão e é patrocinado pelo edital Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Estadual de Cultura.

Grupo

O Grupo Samba Mais é referência no Tocantins pelo trabalho de valorização e resgate da música brasileira e sua habilidade na interpretação do repertório do samba e pagode. Formado por uma família de músicos, a banda leva para o palco essa energia familiar e o prazer de partilhar afetos e paixão pela música, em um espetáculo que transborda alegria e compromisso com a boa música e uma proposta que vai além do entretenimento e diversão, promovendo trocas e partilhas exaltando a beleza e grandiosidade deste ritmo brasileiro que é Patrimônio Imaterial Brasileiro.

Ficha Técnica

Músicos: Gemerson do Amaral Machado (vocal), Gilson Pinto da Silva (pandeiro), Márcio Augusto Monteiro Martins (reco reco e tamborim), José Claudio da Silva (bateria), Mario Gerson Rodrigues (cuíca), João José de Souza Filho (cavaco e vocal), Robson Moreira de Jesus (percussão), Edmilson Alves Barbosa (violão) e Nilson Adriano Siqueira do Nascimento ( teclado, flauta e sax)

Agenda:

– Feira de 307 Norte (05/05) às 10 horas

– Feira do Bosque (12/05) às 19 horas

– Feira do Aureny I (26/05) às 10 horas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais