Professores lutam por valorização da carreira em sessão na Câmara em Pium

Nesta segunda-feira, 1º de abril, os profissionais da rede municipal de educação de Pium participam da sessão ordinária na Câmara de Vereadores onde cobram a valorização da carreira. A categoria reivindica a reformulação da lei municipal do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do magistério. A mobilização foi deliberada pela categoria em assembleia dia 20 de março, e ressaltou o descaso da prefeitura com a pauta de reivindicações da educação e, consequentemente, com a desvalorização da carreira da educação.

De acordo com o secretário de Finanças do Sintet, Nilton Pinheiro, “uma das principais pautas cobradas pela categoria é a reformulação do PCCR porque é através da reformulação do plano que se garante a valorização da carreira”. A reformulação é uma das pautas negociadas em acordo entre a prefeitura de Pium e o sindicato. A reformulação estava marcada para começar no início do ano de 2023. O PCCR do magistério municipal em vigência é do ano de 2005.

O acordo entre o Sindicato e a prefeitura de Pium só foi possível após o Sintet buscar a mediação da coordenação do NUPIA/Ministério Público, que prontamente interveio para o acordo sobre a pauta reivindicada pelos profissionais. No acordo da mediação do NUPIA/MP, ficou decidido que seria criado até a data de 30 de novembro de 2022, uma comissão paritária para discutir a reestruturação do PCCR, mas até agora o acordo não saiu do papel.

Anúncio no meio do texto

Da pauta de reivindicações de 2022, foi atendido o pagamento do reajuste do piso do magistério 2022 e o pagamento da data-base, no entanto, a reestruturação do PCCR não aconteceu. Quanto ao concurso público, a categoria aguarda ansiosamente pela convocação. 

Sem iniciativa da gestão, o Sintet organizou um grupo com representantes locais do quadro do magistério e fez um estudo de reformulação do PCCR e encaminhou à prefeitura que deu o descaso como resposta.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais