CDE aprova incentivos fiscais para empresas que devem gerar mais de 600 empregos

O Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE-TO) realizou. Nesta terça-feira (26), sua 127° reunião ordinária para deliberar e aprovar a concessão de incentivo fiscal para oito empresas que buscam investir no Tocantins. Além disso, os conselheiros também analisaram dois projetos que pleiteiam recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE-TO).

Foram aprovadas a concessão dos benefícios para seis empresas na modalidade de expansão e duas para implantação. Juntas, as empresas devem gerar 677 novos postos de trabalho. O CDE também aprovou com ressalvas a solicitação de aporte de recursos do FDE-TO para o fomento do projeto de revitalização do abatedouro de aves de Crixás, Aliança do Tocantins e microrregião, no valor de R$ 599,039,13.

O projeto será executado pela Associação dos Pequenos Agricultores do Vale Santa Tereza PA-Arlindo, de Crixás. No entanto, para que o recurso seja liberado, a Associação deverá solucionar os apontamentos feitos pelos conselheiros. Somente então o projeto retorna ao Conselho para que seja votado novamente.

Anúncio no meio do texto

Outro projeto beneficiado foi o de realização da Feira de Negócios e Tecnologia do Vale do Araguaia (Feneva-Tec 2024) que será realizada pela Associação Comercial, Industrial, Agronegócios e Serviços de Paraíso do Tocantins (Acip). Nesse caso, o Governo do Tocantins, por meio do FDE-TO vai oferecer a estrutura para realização do evento. O recurso financeiro no valor de R$ 8 milhões para realização de feiras em todo o estado já foi aprovado anteriormente na 125ª reunião ordinária, realizada no dia 22 de janeiro. 

Para o Conselheiro Maurício Fregonesi, o CDE tem demonstrado cada vez mais a importância de sua existência e atuação. “É um órgão que delibera e que apoia, incentiva, ajuda e contribui para o desenvolvimento e para a melhoria do Tocantins”

O Conselheiro Fabiano do Vale destaca a importância do CDE na relação entre o Governo e as empresas para o desenvolvimento econômico do Estado. O Governador Wanderlei e o secretário Carlos Humberto têm nos atendido e, de fato, ouvido o que estamos falando. Para nós, é muito prazeroso poder contribuir e ver que as nossas opiniões estão sendo colocadas em prática”, diz.

O presidente do CDE-TO, Carlos Humberto Lima ressalta a importância do Conselho para o desenvolvimento econômico. 

“Possuímos um Conselho muito estratégico e, como sempre, nossas reuniões são muito ricas e proveitosas para o processo de desenvolvimento do Estado. Encerramos 2023, com bons resultados e estamos trabalhando para que esse ano continue nessa tendência de crescimento. Seguiremos avançando com o desenvolvimento econômico do Tocantins, descentralizando a economia para um Estado com mais empregos e renda para toda a população”, finaliza o secretário.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais