Pesca e Aquicultura estreita diálogo com pescadores de Luzimangues

A Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea) participou, nesta segunda-feira, 22,  de uma roda de conversas com pescadores do distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional. Foi realizado um levantamento das principais demandas da associação do distrito, reforçando o compromisso do Governo do Tocantins em fortalecer a cadeia aquícola do Estado.

Na ocasião, a secretária de Estado da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida, enfatizou o papel da Sepea no desenvolvimento sustentável do setor e, ao lado do secretário-executivo da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Soares Filho; do gerente de planejamento da Sepea, Onivaldo Rocha; e do diretor de desenvolvimento da pesca, Dyego Reis, abordou as estratégias para coletar informações essenciais que direcionem investimentos em políticas públicas eficazes para a comunidade pesqueira.

A Sepea, ao coletar as demandas apresentadas, faz um relatório sobre a normatização e legalização das atividades pesqueiras, a promoção da inclusão por meio da profissionalização e presta esclarecimentos sobre o manejo adequado das produções pesqueiras. Os dados direcionam os projetos desenvolvidos pela Pasta. 

Anúncio no meio do texto

Um ano de Sepea 

O Governo do Tocantins, reconhecendo a importância do diálogo direto com os pescadores, criou a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura, que busca recursos para investimentos no setor, alinhando-se à política nacional por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Otimista quanto ao futuro da aquicultura no Estado, a secretária Miyuki Hyashida reforçou o compromisso do Governo do Tocantins em impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor. “Estamos focados em ouvir e atender as necessidades dos pescadores, promovendo políticas que não apenas fortaleçam a cadeia aquícola, mas também elevem a qualidade de vida das comunidades”, afirmou a secretária. 

A reunião, proposta pela Associação de Pescadores de Luzimangues, foi elogiada pelo secretário-executivo Soares Filho, como uma iniciativa essencial para fomentar a cadeia produtiva na região. “É muito importante a parceria entre a Seagro e a Sepea, que vai trabalhar a cadeia produtiva e fomentar ainda mais o pescado na nossa região”, pontuou. 

A presidente da Associação de Moradores e Chacareiros do Reassentamento de Luzimangues (Ascomchac), Euzilene Lucena Maciel, também participou da reunião. 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais