Prefeita participa de ato em Brasília e reforça a importância da democracia

Proposto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aconteceu na tarde desta segunda-feira, 8, no salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília, o Ato Democracia Inabalada. A Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, participou da cerimônia e destacou a importância deste momento para a história do Brasil. “Foi um encontro robusto, com a presença dos três poderes e da população. Uma oportunidade para demostrar que seguiremos fortes, unidos e atentos a qualquer atitude que, por ventura, tente abalar nossa democracia. Avançamos muito até aqui, não temos espaço para o retrocesso. Defender a democracia exige, sobretudo, coragem. Nossos direitos estão acima de questões partidárias”, comentou a prefeita. 

O evento marca o primeiro ano do último 8 de janeiro, quando foram promovidas tentativas frustradas de golpe de Estado. Durante a cerimônia, foi apresentado um vídeo institucional com cenas da depredação daquele dia. 

De volta a um dos cenários dos ataques, o presidente Lula enalteceu a coragem de quem não se curvou diante do ódio.  “É um dia muito especial para quem ama e pratica a democracia. A democracia é um exercício que cada um de nós deve fazer todos os dia.” O presidente destacou ainda a importância da apuração dos fatos e punição, ao defender que “todos devem ser exemplarmente punidos”, e encerrou suas palavras enaltecendo o atual regime político do Brasil. “Salvamos a democracia. A democracia deve ser aperfeiçoada todos os dias. Não existirá a democracia plena enquanto tiver desigualdade. Não existe democracia sem liberdade. Somente a democracia, e o exercício da democracia permitem a alternância de poder. Viva a democracia, democracia sempre.” 

Anúncio no meio do texto

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, representou os 18 governadores presentes no evento. “O dia de hoje simboliza a retomada da normalidade. O 08 de janeiro de 2023 foi uma das páginas mais tristes da nossa história contemporânea. A democracia venceu. O que nos une é o amor pelo nosso país”, destacou. 

Cerca de 500 autoridades foram convidadas a participarem da cerimônia. Entre elas, governadores, parlamentares, representantes da sociedade civil, ministros e representantes dos tribunais de Justiça e assembleias legislativas.

STF

Representando o Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Luís Roberto Barroso falou que o evento marca o início de uma nova era, “A depredação da sede dos três poderes não foi um caso isolado. O dia da infâmia foi meticulosamente calculado. Mas, tentativas de golpe de estado estão sendo punidas na forma da lei. A destruição física dos prédios não foi capaz de abalar a força que cada poder simboliza. Aqui a paz será diferente, que venha um tempo de pacificação. Ódio, mentiras e golpismo nunca mais.” 

Senado 

Para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, este ato de hoje é um momento de reafirmação da força da democracia brasileira e do compromisso com os valores democráticos. “As instituições republicanas são verdadeiramente fortes, pois têm o poder que emana do povo. Este ato é um ato de reafirmação da defesa da democracia.” 

Durante o evento, o presidente do Senado anunciou a abertura do congresso nacional e solicitou a retirada das grades do local. “Esta casa é a casa do povo,” comentou. 

TSE

Para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, a democracia venceu. “Hoje é dia de celebrar a união de todos os poderes a favor da democracia. O Poder Judiciário é muito mais que um prédio, o poder judiciário é a Constituição Federal. O fortalecimento da democracia não permite confundirmos paz e união com impunidade ou esquecimento. estamos aqui para assegurar o povo que a constituição será cumprida. A democracia só existe quando se respeita o processo eleitoral”, finalizou.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais