Com mais de 22 mil atendimentos em 2023, Corpo de Bombeiros reforça investimentos em infraestrutura e capacitação

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) está encerrando 2023 celebrando 31 anos de criação, comemorados no último dia 14 de dezembro, com uma série de conquistas que beneficiam a população tocantinense, como novos equipamentos, veículos e investimentos em infraestrutura, além do registro de 22.450 atendimentos realizados este ano.  

Ao participar da solenidade celebrando o Dia do Aniversário do CBMTO, o governador Wanderlei Barbosa entregou equipamentos e viaturas para fortalecer ainda mais a atuação dos bombeiros em todo o Estado, como caminhonetes L-200, conjuntos EPRs/MSA, roupas de aproximação, capacetes, botas de combate a incêndio e drones.

Na parte de gestão do CBMTO, o governador Wanderlei Barbosa nomeou, em novembro deste ano, o coronel Peterson Queiroz de Ornelas no Comando-Geral da corporação; e a coronel Andreya de Fátima Bueno, como Chefe do Estado-Maior e subcomandante, sendo a primeira vez que uma mulher assume os postos no Tocantins.

Anúncio no meio do texto

Os investimentos em infraestrutura também merecem destaque em 2023. Em Porto Nacional, foi inaugurada pelo Governo do Tocantins a sede própria da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar. Com a obra, o governador Wanderlei Barbosa inaugurou também um novo padrão de arquitetura para as unidades operacionais do CBMTO no interior. O projeto recebeu investimentos de R$ 1.265.000,00, e em suas características arquitetônicas está a cobertura espacial, que dá novo visual e acomoda viaturas; sala de aula, gabinete do comandante, recepção, alojamento, entre outros espaços adequados para conforto e bem-estar dos bombeiros e da comunidade atendida.  A nova sede da 3ª Companhia de Bombeiros Militar, em Porto Nacional, fica localizada no Setor Aeroporto, nas proximidades do Fórum, do Ministério Público e do Tiro de Guerra.

O novo padrão de projeto arquitetônico já é percebido também por toda a população de Guaraí e por quem passa pela rodovia BR-153. A cidade está ganhando uma Unidade Operacional do CBMTO, sendo a 7ª Companhia Independente. A construção segue a todo vapor, graças ao empenho do governador Wanderlei Barbosa, que presenteia Guaraí e cerca de 20 cidades na região com uma infraestrutura de qualidade.

O projeto construtivo é executado pela gestão da prefeita Fátima Coelho, com apoio de parlamentares tocantinenses na aquisição de viaturas operacionais. Os investimentos são de R$ 1.257.742,14 e a estrutura terá 533,75 m². A entrega está prevista para o final de janeiro de 2024. “Esse projeto é um exemplo para os demais prefeitos e seria bom se todos se dispusessem para fazermos um trabalho conjunto; eles atendendo com a estrutura e a gente com o efetivo”, afirma o comandante-geral Peterson Queiroz de Ornelas.

O Corpo de Bombeiros tem crescido muito nos últimos anos e, graças a Deus, a nossa gestão tem uma grande contribuição no desenvolvimento desta corporação. Nós estamos muito orgulhosos de ver aonde a instituição está chegando, com uma estrutura predial de referência, viaturas operacionais e de resgate de ponta e um efetivo capacitado e cada vez maior, para servir a população”, destaca o governador Wanderlei Barbosa.

Projeto Botinho

Na área educacional, as ações do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins terão um reforço voltado para as crianças a partir de 2024. Em 30 de agosto deste ano, o Comando-Geral e a 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, em Colinas, aprovaram a implementação do Projeto Botinho, que oferta educação ambiental e de primeiros socorros à criançada.

A novidade é a ampliação da quantidade de cidades a serem atendidas. O projeto-piloto foi executado em julho, na Praia Rio Sono, em Pedro Afonso. Em sua concepção, ele leva orientações às crianças com idade entre 8 e 12 anos, matriculadas no ensino público, com temas relacionados à prevenção de afogamentos e à preservação do meio ambiente. Em Pedro Afonso, 30 vagas foram abertas e o trabalho ocorreu também em julho deste ano.

Caberá à Companhia em Colinas refazer o Projeto Botinho, para que ele seja estendido para as demais cidades onde o CBMTO tem as unidades operacionais, a exemplo de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Araguaína, Colinas, Araguatins, Gurupi e Dianópolis.

Para a execução do projeto, as prefeituras municipais são responsáveis pela parte logística, e o CBMTO pelas instruções.

Capacitação

A capacitação também foi foco das ações da Corporação em 2023. Em novembro, o subtenente Raphael Mollo/Sky e o cabo Raphael Gusmão/Dory do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins participaram dos testes aplicados pelo Comitê Nacional de Busca e Resgate com Cães (Conabresc), em Magé/RJ. O evento nacional reuniu duplas de bombeiros e cães de corporações de cinco estados. As provas eram aplicadas em escombros existentes na sede da Seção de Operações com Cães, do 2° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, em Magé. O local é próprio para o treinamento do Grupamento e serviu ao Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), por meio do Conabresc.

“É primordial o aprimoramento das nossas equipes e, por isso, demos o apoio necessário para que os dois binômios pudessem estar no Rio de Janeiro buscando as certificações. Estamos felizes com os resultados, pois o atendimento à população é o nosso foco”, frisa o coronel Peterson Queiroz de Ornelas.

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins possui um cão certificado para Odor Específico (Nanf), um para Restos Mortais Urbana (Sky), um Urbana Vivo (Sky) e dois Rural Vivo (Sky e Dory). “Essa certificação em Busca Urbana, na modalidade Restos Mortais, coloca o Corpo de Bombeiros do Tocantins – Mollo/Sky – dentro de um grupo seleto, para atender desastres nacionais e, dependendo do tipo de convocação, até mesmo em outros países”, explica o subtenente Raphael Mollo.

Sky é a cadela da raça Pastor Belga Malinois, de seis anos de idade, que foi a primeira na região Norte do Brasil a ter Certificação Nacional em Busca e Resgate de Pessoa em Estrutura Colapsada, ainda em 2019.

Ação humanitária

Na área de combate aos incêndios florestais, em 2023, o CBMTO foi além de suas fronteiras, chegando ao Canadá. A corporação fez parte da Missão Humanitária encabeçada pelo Governo Federal, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e contou com 104 especialistas vinculados ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR); à Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); e ao Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares (Ligabom).

O segundo-tenente Agnaldo Silveira foi o único bombeiro militar tocantinense a integrar a missão, passando 30 dias em combate. “Foram 30 dias de uma experiência única, um país, um idioma e uma forma de combater incêndio completamente diferentes. Aprendi muito, foi desafiador, fugiu muito do que estamos acostumados a fazer, mas fizemos de tudo para conseguir ter êxito na nossa missão e, graças a Deus, deu tudo certo”, relata.

Ações de combate às queimadas

O Tocantins terminou o período de estiagem com saldo positivo em relação aos enfrentamentos das queimadas ilegais. O Estado caiu da quinta para a sétima posição no ranking nacional, com uma redução de 25% dos focos de calor. O relatório com os resultados das ações de prevenção, controle e combate às queimadas e aos incêndios florestais, além das ações de fiscalização realizadas ao longo do ano, foi divulgado dia 22 de novembro no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. O evento contou com a presença da primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero.

Um dos responsáveis pela queda no ranking foi o índice de área queimada, que registrou uma redução de 40% em comparação ao mesmo período de 2022. O superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil Estadual, coronel Erisvaldo Alves, atribuiu os bons resultados à união das 28 instituições que atuaram nas ações do Comitê Estadual do Fogo, em 2023, que tem a coordenação-geral feita pelo Comando de Ações de Defesa Civil (Codec).

“Este comitê, todo ano, tem a missão de organizar um grupo e propor ações para que, no final do período, a gente tenha uma situação mais confortável, com menos áreas queimadas, menos focos de calor e menos malefícios para a sociedade e para o meio ambiente. Este ano, foram propostas 12 ações e a apresentação dos dados é a última dessas atividades. Tivemos números bem satisfatórios, como a redução da área queimada em relação ao ano anterior, a redução de focos de calor e muito mais municípios preocupados com essa temática”, afirma o coronel Erisvaldo Alves. 

Ao todo, 121 municípios se propuseram a instituir brigadas de combate a incêndio florestais. “São ações que estão se aprimorando ao longo dos anos e, cada vez mais, trazendo benefícios para a sociedade e o meio ambiente”, pondera o coronel Alves. 

“Fiquei muito feliz por todos os números que foram expostos, evoluímos mais ainda. Agora, fomos para a sétima posição no ranking nacional de queimadas, graças à união e ao esforço de todos, chegamos nesse resultado”, destacou a primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais