Tocantins ganha mais uma medida com Projeto de Lei que isenta carros elétricos do IPVA

O Governo do Tocantins adicionou mais uma importante medida na sua política de redução de emissões dos gases de efeito estufa com a assinatura do Projeto de Lei n° 14/2023, que trata da redução da base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos movidos a motores elétricos. A referida proposição destaca a posição do Tocantins como Estado incentivador da economia verde, seguindo a tendência mundial em adotar práticas sustentáveis visando à descarbonização.

“Esta é mais uma importante medida que somamos ao nosso pacote ambiental para incentivar a redução das emissões dos gases de efeito estufa, visto que os motores elétricos, enquanto fonte de energia limpa e sustentável, têm um papel significativo na diminuição da emissão desses gases que, como é sabido, contribuem para o aquecimento das temperaturas e a crise climática”, afirmou secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis.

O PL n° 14/2023 modifica o artigo 77 da Lei n° 1.287, de 28 de dezembro de 2001, que dispõe sobre o Código Tributário do Estado do Tocantins. O texto foi assinado e protocolo na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) no dia 23 de novembro, em regime de urgência, para análise e deliberação pelos deputados estaduais.

Anúncio no meio do texto

O secretário destaca também que o Estado tem envidado esforços orientados à busca pela consecução do desenvolvimento sustentável, tendo sido pioneiro na negociação de créditos de carbono florestal jurisdicional no mercado voluntário internacional e na criação de empresa estatal para este fim, mediante a instituição de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), em uma parceria com a empresa suíça Mercuria Energy Trading S/A.

Pacto pelo Desmatamento

O gestor da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) reitera que, na gestão do governador Wanderlei Barbosa, a política ambiental do Estado tem ganhado avanços rumo à transição de uma economia de baixo carbono. Marcello Lelis cita ainda a assinatura pelo governador Wanderlei Barbosa do Pacto pelo Desmatamento Ilegal Zero no Tocantins, realizada com a participação da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e de representantes de 12 entidades do setor produtivo.

“São medidas importantes que mostram o compromisso do governador Wanderlei Barbosa com a política de redução de emissões e na busca de um desenvolvimento econômico com menores impactos ao meio ambiente, mostrando ao mundo que o Tocantins é um estado competitivo e sustentável”, reforçou o secretário.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais