Saúde realiza projeto Viver e Amar para melhorar qualidade de vida de idosos

No próximo domingo, 01, é celebrado o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. Para a melhoria da qualidade de vida dos idosos da Capital, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) criou, em maio de 2000, o projeto Viver e Amar, realizado pela Unidade de Saúde da Família (USF) Deise de Fátima Araújo de Paula, com o apoio da Igreja Presbiteriana Independente de Palmas. O público-alvo do projeto são idosos com 60 anos ou mais, com a ação acontecendo de segunda a sexta-feira, a partir das 8h30, no espaço cedido pela igreja na Arse 13 (108 Sul), alameda 02, lote 07.

As atividades são realizadas com a população idosa de qualquer local da cidade, sendo elas exercícios físicos, de memorização e trabalhos manuais, como artesanato. Além disso, são promovidas ações de cunho educacional, como a promoção de palestras com temas que abrangem a realidade do idoso. Segundo a fisioterapeuta Vanessa Beatriz Gonçalves, a prática regular de exercícios físicos reduz a pressão arterial, colabora no controle de diabetes, melhora a capacidade motora, respiratória e cardiovascular, ajuda no controle do peso, diminui problemas articulares e contribui para o aumento da expectativa de vida.

“Sobre a prática de atividades intelectuais como a memorização, elas exercitam as capacidades cognitivas e a memória, por meio de brincadeiras, atividades lúdicas e jogos. Por intermédio do artesanato, os idosos podem exercitar a coordenação motora fina, a criatividade e a imaginação. Portanto, os resultados positivos da atividade física e do artesanato na qualidade de vida dos idosos envolvidos no projeto são evidentes, pois contribuem para a manutenção da saúde física, cognitiva e emocional, promovendo a interação social, reduzindo a solidão e o isolamento social desses indivíduos”, explica a profissional.

Anúncio no meio do texto
Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais