Fórmulas e medicamentos vencidos são encontrados durante vistoria na Assistência Farmacêutica do Tocantins

Uma vistoria da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizada na manhã desta terça-feira, 8, na Assistência Farmacêutica do Estado do Tocantins, identificou estoques vencidos de medicamentos do tipo anticoncepcional, fórmulas e dietas enterais. A vistoria foi realizada pelo Titular da Central de Atendimento à Saúde (CAS) da DPE-TO, defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, juntamente com o coordenador do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), defensor público Freddy Alejandro Solórzano Antunes, e equipe do Núcleo. A ação contou com o suporte da Polícia Federal (PF).

Dentre os itens vencidos foram encontradas fórmulas alimentares, como Nova Source, Infantrini, Pregomini e Aptamil. São mais de 200 caixas com produtos cuja data de validade expirou entre agosto a dezembro de 2022. Há outras caixas com datas próximas à do vencimento.

Fórmula vencida é encontrada em vistoria
Anúncio no meio do texto

De acordo com Arthur Pádua, a vistoria foi provocada após denúncias de pacientes que reclamaram da falta de acesso às fórmulas alimentares. “É muito difícil ver a situação dos nossos assistidos necessitando desses medicamentos que, por muitas vezes, são descartados. As políticas públicas precisam de uma responsabilidade maior, tanto na aquisição quanto no controle”, declarou o Defensor Público.

Providências

A DPE-TO, por meio do Nusa e CAS, irá providenciar uma relatório da vistoria e encaminhar com pedidos de providências às autoridades competentes, entre elas, os esclarecimentos da Secretaria Estadual de Saúde de como será feito descarte dos produtos vencidos.

A Polícia Federal deve abrir um inquérito para apurar o caso.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais