Ex-Prefeito é condenado por desvios de recursos na construção de escolas e creches

A 1ª Vara Federal Cível e Criminal de Araguaína emitiu uma sentença que validou a condenação do ex-prefeito de Goianorte, Vinicius Donnover Gomes (PSD). O gestor foi denunciado por improbidade administrativa a partir de desvios de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A decisão, proferida no último domingo, 17 de setembro, informou que o ex-prefeito Vinicius provocou prejuízo na ordem de 676 mil reais e será obrigado a ressarcir os valores. Além disso, Gomes está proibido de ocupar qualquer cargo público ou função pública em qualquer esfera de governo.

A sentença também determina que ele não poderá contratar com o governo estadual ou receber incentivos fiscais. Outra consequência da decisão é a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito por um período de quatro anos.

Anúncio no meio do texto

Construção de Escola no Povoado Craolândia

Este convênio foi iniciado em abril de 2014, mas uma análise técnica do Governo Federal constatou que a obra estava paralisada. Mesmo com 50% dos recursos pagos, apenas 33% da obra havia sido executada. O FNDE estimou o prejuízo ao erário em R$ 158.421,10.

Construção de Creche no Povoado Alto Lindo

Outra obra que também estava abandonada e com ao menos 17 irregularidades apontadas pelo FNDE foi a construção de uma creche no Povoado Alto Lindo. Além disso, houve discrepância entre o percentual executado e o real.

Povoado Fazenda Limpão

Por fim, o terceiro convênio investigado para construção de quatro salas no Povoado Fazenda Limpão também afetado por problemas semelhantes. Mesmo com metade do valor total disponibilizado, apenas 37,47% da obra foi executada.

Operação da Polícia Federal

Em 2016, o ex-prefeito foi alvo de uma operação conduzida pela Polícia Federal. A Operação Bagration resultou na prisão de mais de 10 suspeitos envolvidos em um esquema de desvio de recursos públicos que teria causado prejuízos estimados em cerca de R$ 10 milhões aos cofres da União. Entre os detidos, estavam o prefeito de Goiatins, Vinícius Donnover Gomes, e sua esposa, Sandra Suely da Silva.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais