Estado participa de estratégia nacional para enfrentamento à violência contra a mulher

Em Brasília, nesta quarta-feira, 16, e quinta-feira, 17, o combate à violência contra a mulher foi um dos destaques da 87ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), no qual o Tocantins é representado pelo secretário Wlademir Mota Oliveira. Presente na reunião, o gestor apresentou a visão do Governo do Tocantins sobre esse grande desafio e apresentou soluções que vêm sendo desenvolvidas com êxito no Estado, como por exemplo, o aplicativo Salve Mulher. 

 A discussão sobre essa problemática revelou sua complexidade, ao mesmo tempo em que o compartilhamento das experiências de cada estado contribuem para a realização de ações imediatas. O secretário Wladimir Mota enfatiza que o ponto de partida para lidar com essa questão reside também na educação, que deve ser fundamentada no respeito à mulher.

“A base educacional deve começar pelo essencial, promovendo o respeito à mulher e impulsionando uma transformação no entendimento sobre a violência direcionada a elas. É vital que a educação assuma um papel ativo no combate a violência”, afirmou. 

Anúncio no meio do texto

 Em março deste ano, a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) lançou o aplicativo Salve Mulher, uma ferramenta que disponibiliza diversos atendimentos às mulheres que sofrem violência doméstica. Por meio do aplicativo, as vítimas podem, inclusive, solicitar medida protetiva de urgência e acompanhar o andamento do pedido. O Salve Mulher foi desenvolvido pela equipe da SSP/TO e se configura como uma ferramenta inovadora, fruto do empenho do Governo do Tocantins em criar, cada vez mais, mecanismos para reduzir os índices de feminicídio. 

Campanha Agosto Lilás

 Durante o mês de agosto, o governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Mulher está realizando a campanha Agosto Lilás, voltada para o combate a violência contra a mulher. Com o tema Não se cale! Levante a mão e diga não!, a Secretaria tem realizado ações em diversos formatos em todo o Estado, envolvendo autoridades, especialistas, ativistas e demais representantes da sociedade civil comprometidos com a causa. 

 O secretário Wlademir Costa acredita que a integração entre as forças de segurança e as ações de conscientização, política adotada pela gestão do governador Wanderlei Barbosa, é essencial para resultados efetivos na busca pela redução dos feminicídios.

“No Estado do Tocantins estamos com a programação do Agosto Lilás, com movimentos de conscientização, em parceria com a Secretaria da Mulher, liderada pela secretária Berenice Barbosa. A sociedade está engajada, cada vez mais, com programas de educação e informação para este assunto”, concluiu. 

Reunião do Consesp

A convocação reuniu titulares das pastas de Segurança Pública de todas as regiões do país, almejando uma análise de políticas públicas destinadas ao enfrentamento da criminalidade, combate ao feminicídio, a luta contra o crime organizado e a aplicação eficaz dos recursos provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública. O secretário Wlademir Costa, estava acompanhado pela superintendente de Segurança Integrada da SSP/TO, Maria de Fátima Holanda, e pelos delegados de Polícia Civil e assessores técnicos da Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília, Millena Albernaz e Mozart Félix.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais