Debaixo de sol e de chuva; passageiros do transporte público cobram por abrigos de ônibus

Nesta semana a temperatura em Palmas chegou aos 37 graus, a sensação térmica é bem maior, principalmente após o meio dia. Para o estudante Flávio Guimarães que mora na região sul de Palmas, pegar ônibus nesse horário é uma das piores experiências possíveis.

“Eu entro no cursinho 13h30, aí 12h eu já estou no ponto de ônibus. Perto da minha casa o ponto é marcado só por uma placa. O jeito é esperar debaixo do sol quente, porque proteção não tem”, lamenta.

Essa é a mesma reclamação da cabelereira Talita Freitas. Ela mora na região norte, no Plano Diretor e também não enfrenta o sol forte para pegar o transporte coletivo. “Nós não temos um dia de paz. Parte do ano está chovendo e sem cobertura você se molha inteira. E agora que não temos chuva, precisamos quase cozinhar debaixo desse sol”, reclama.

Anúncio no meio do texto

Segundo a prefeitura, em toda a cidade existem cerca de 797 paradas de ônibus, divididos da seguinte forma: 402 abrigos de concreto; 36 abrigos metálicos; 106 placas de sinalização vertical;  229 sem placa;  14 abrigos sustentáveis  e 10 estações. 

A espera do passageiro por um milagre parece que vai ter fim. A prefeitura anunciou a abertura de um processo de licitação para construção, reforma de novos e também dos abrigos antigos. A expectativa é de instalar 500 estruturas.

Serão implantados 325 abrigos de 2,50×4,0; mais 175 abrigos 4,00×6,00, com 500 estruturas de apoio para comunicação; 80 abrigos serão retirados e outros 85 serão readequados e/ou reparados. Para colocar isso em prática, a previsão é de gastar R$ 15.985,048,15.  

“Eu realmente espero que esse processo saia do papel. Desde que a prefeitura de Palmas assumiu o transporte público se tem falado em melhorias, se tem falado em abrigos de ônibus e até agora nós passageiros ainda não vimos esses abrigos”, pontua Flávio.

O processo de aquisição ainda precisa seguir as etapas legais. A primeira data que a população pode ficar de olho é o dia 18 de julho. Esse é o prazo final para as empresas apresentarem uma proposta para concorrer a licitação.

“A ATCP não mede esforços para oferecer constantes melhorias que proporcionem aos usuários mais conforto e segurança. Além disso, é notório o crescimento populacional de Palmas. Nosso objetivo é fazer com que mais pessoas utilizem o sistema de transporte público do município, diminuindo o trânsito de veículos particulares, trazendo modernização e mais mobilidade para a cidade”, ressaltou o presidente da ATCP, Eliezer Moreira de Barros.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais