2ª edição do Game Jam reuni estudantes para discutir a educação fiscal

Iniciou-se, na manhã desta terça-feira, 12, no auditório da Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco, em Palmas, a 2ª Edição da Game Jam de Educação Fiscal. O evento, que continua até sexta-feira, 15, é um projeto do Governo do Tocantins, idealizado pelas Secretarias de Estado da Fazenda e da Educação, por meio do Grupo de Educação Fiscal.

O objetivo principal do projeto é estimular e premiar jovens do ensino médio, matriculados na rede pública estadual de ensino, a desenvolverem produtos digitais com sites, apps e jogos eletrônicos com a temática Educação Fiscal. São parceiros nessa jornada a Delegacia Regional da Receita Federal no Tocantins; a Agência de Tecnologia da Informação, o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual; a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins.

Os estudantes da 2ª série do ensino médio do Colégio João d’Abreu, do município de Dianópolis, Gustavo Cardoso Aires e Luiz Henrique Zambiazi Pereira Duarte, estão participando das atividades. Luiz Henrique Zambiazi destacou o projeto ‘Edufisco Challenge’ que eles estão desenvolvendo no município. “Trata-se de um aplicativo que vai servir para auxiliar na administração pública. Por exemplo: um município que possui muitos habitantes, consequentemente, os tributos são arrecadados em maior quantidade. Com o uso do nosso aplicativo, podemos melhorar ainda mais a arrecadação fiscal, sem sobrecarregar o contribuinte, e evitar que a população diminua a cidade pode continuar crescendo”, destacou.

A estudante da 1ª série do ensino médio, Eloiza Rayane Marinho Mota, do Colégio Estadual Dulce Coelho de Sousa, do município de Angico, comentou sobre o que estão realizando no município para se trabalhar com a educação fiscal. “Estamos desenvolvendo um projeto para conscientização dos estudantes sobre a importância da arrecadação, que eles reconheçam os tributos como fundamentais para a manutenção da sociedade”, pontuou.

Da Superintendência Regional de Educação de Gurupi, do Instituto Presbiteriano Araguaia, o estudante da 2ª série do ensino médio, Pedro Lucas Alves de Brito, e a estudante Pamella Borges Henrique, da 2ª série do ensino médio, contaram que estão desenvolvendo o aplicativo ‘Tax adventure’. “É um aplicativo que pode contribuir para o trabalho com a educação fiscal. Percebemos que a tecnologia pode contribuir com o desenvolvimento social, auxiliando o homem no desempenho de tarefas”, afirmou Pamella Borges.

Ricardo Wagner Magalhães Gomes, delegado da Receita Federal em Palmas, enfatizou a importância do conhecimento sobre tributos para os cidadãos. “Nesse encontro, vamos discutir sobre o que são tributos e qual a função social deles, para que os cidadãos possam exercer seus direitos e deveres. Pagar tributo é um dever dos cidadãos. Para isso, pensamos em saúde, educação, segurança, que são direitos que podem ser garantidos a partir da aplicação dos tributos arrecadados”, destacou.

Kátia Gomes da Silva, Superintendente de Educação Científica, Tecnológica e Profissional, da Secretaria de Estado da Educação, no ato, representando o secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz afirmou que “o evento trabalha também com a inclusão e busca esclarecer a importância dos tributos para o funcionamento da sociedade”, concluiu.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais