168 mil estudantes tocantinenses estão inscritos na Olimpíada de Matemática

Até esta segunda-feira, 13, pela manhã, o sistema da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) já tinha recebido mais de 168 mil inscrições de estudantes tocantinenses. O prazo de inscrição para a Obmep encerra nesta sexta-feira, dia 17, no portal www.obmep.org.br.

A olimpíada é destinada aos estudantes matriculados no 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio, de escolas públicas e privadas. As inscrições são realizadas por um professor coordenador, que será responsável pela aplicação das provas da primeira fase.

A Obmep consta de duas fases, a primeira de uma prova objetiva a ser realizada na escola, que está prevista para acontecer no dia 30 de maio, e os classificados farão a segunda prova em 7 de outubro. As questões serão preparadas de acordo com o grau de escolaridade, sendo: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (ensino médio).

Anúncio no meio do texto

Entre os objetivos da Obmep estão os seguintes: estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil, contribuir para a melhoria da educação básica, com um maior número de alunos tendo acesso ao material da olimpíada, identificar jovens talentos e incentivar o seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.

A participação de escolas públicas é gratuita, já as escolas privadas terão que pagar uma taxa mínima no valor de R$ 180.

Premiações

Neste ano, serão distribuídas 500 medalhas de ouro, 1500 medalhas de prata, 4500 medalhas de bronze e 4500 certificados de Menção honrosa. Haverá premiações para os professores, escolas e para as secretarias da educação.

Nesta 18ª edição da Obmep, a divulgação dos premiados acontecerá em 20 de agosto. E os estudantes que serão premiados com as medalhas de ouro, prata e bronze poderão participar do Programa de Iniciação Científica Junior (PIC Jr), visando promover o desenvolvimento acadêmico.

A educadora Flávia Rodrigues, da Unidade Técnica de Programa e de Projetos Especiais em Educação, da Secretaria da Educação, ressaltou que a participação nas olimpíadas escolares ajuda a motivar os alunos a estudarem mais os conteúdos específicos. “Os estudantes da Obmep têm a oportunidade de participarem do PIC – Programa de Iniciação Científica e de receber bolsas de estudos, o que proporciona a ampliação do conhecimento e o contato com alunos de outros estados brasileiros”, explicou.

Obmep

A Olimpíada é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impar), representa a maior competição científica do país e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Os estudantes poderão acessar materiais de estudos por meio das redes sociais, www.facebook.co/obmep, www.instagram.com_oficial, www.youtube.com/user/OBMEPOficial.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais