153 títulos imobiliários são entregues e delegacias são reativadas no Capital por um dia, em Miracema

O governador em exercício, Laurez Moreira, entregou nesta quinta-feira, 7 de dezembro, títulos imobiliários para moradores da cidade de Miracema do Tocantins. O ato fez parte da tradicional programação da transferência da capital do Tocantins para Miracema, sendo a cidade, a primeira capital do Estado durante seu processo de criação, em 1988. Ainda na ocasião, houve a assinatura para reativação de três Delegacias Regionais, incluindo a de Miracema.

Ao todo, foram entregues 153 títulos para os moradores do Loteamento Vila Flamboyant I, um ato histórico para a cidade de Miracema, já que os moradores esperavam, há mais de 40 anos, pelo documento imobiliário. Laurez destacou o quão emocionante é dar o título para cidadãos, uma vez que, agora, os moradores terão autonomia e legitimidade em sua moradia. “Nós sabemos a importância do cidadão e da cidadã ter a ciência de que a sua casa está regularizada, com segurança. Para nós, isso é motivo de muita felicidade, pois o Governo do Tocantins garantiu que famílias de Miracema sejam donas de seu patrimônio”, afirmou o governador em exercício.

A prefeita de Miracema do Tocantins, Camila Fernandes, agradeceu ao Governo do Tocantins pelo empenho e pelo compromisso com uma pauta histórica da cidade. “Agradeço pela entrega desses títulos tão sonhados para a nossa comunidade. Somos gratos ao governador Wanderlei Barbosa; e ao governador em exercício, Laurez Moreira, pela regularização da Vila Flamboyant I”, pontuou a prefeita.

Por meio da titulação imobiliária, os residentes podem usufruir de diversos privilégios, além de servir como uma ferramenta de ordenamento urbano e direito legal de propriedade concedido pelas autoridades ao detentor de um ou vários terrenos. A Regularização Fundiária Urbana foi possível graças aos trabalhos e às articulações da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias do Tocantins (Tocantins Parcerias), abrangendo procedimentos legais, urbanísticos, ambientais e sociais com o propósito de integrar os aglomerados urbanos informais à estrutura territorial municipal e conceder o título registrado aos seus ocupantes.

A diretora Imobiliária e Comercial da Tocantins Parcerias, Zélia Bandeira Asmar, destacou o trabalho determinado da Companhia para que os títulos pudessem chegar aos moradores de forma ágil e legal. “Foi um árduo trabalho e todo o processo passou por diversas etapas que, para isso, contou com parcerias que possibilitaram essa realização. Para nós, da Tocantins Parcerias, essa etapa é mais um sonho realizado, uma alegria imensa”, afirmou a diretora.

A moradora da Vila Flamboyant I, Suely Dias Noleto, herdou a casa que a mãe comprou no loteamento, quando Miracema ainda era capital. São exatos 35 anos esperando pelo documento da casa. “Foi uma batalha muito grande, a minha mãe sempre lutou por esse título. Agora, me sinto realizada, seremos sempre gratos ao governador Wanderlei por todo esse empenho”, celebrou Suely.

Já a Edileia Tavares mora no loteamento há 18 anos e não esconde a emoção em ter, em mãos, o documento da sua casa. “Estou feliz em receber esse título. É um verdadeiro sonho, são quase 20 anos que não tenho documento da minha casa. Hoje, vou sair com ele em mãos”, comemorou Edileia.

Delegacias Regionais

Ainda durante a programação do Miracema, Capital por um dia, houve a assinatura para reativação de três Delegacias Regionais, incluindo a de Miracema, iniciativa que garante ao Governo do Tocantins ter 11 regionais no estado. Além de Miracema, as cidades de Pedro Afonso e Tocantinópolis voltam a ter a unidade. “Estamos muito felizes em contribuir com a seguridade de homens e mulheres de Miracema. As delegacias serão reativadas em um momento propício, cumprindo assim as demandas da gestão Wanderlei Barbosa”, comentou.

A Delegacia Regional de Miracema, juntamente com as de outros municípios, foi desativada em 2019 e, segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, o retorno da unidade trará mais segurança e serviços para a população da cidade. Agora, os próximos passos serão análises e estudos para a ativação da sede o mais rápido possível. “Nós temos agora a autorização para lançar o projeto de lei que recria a delegacia regional de Miracema, entre outras regionais. É o primeiro passo legal para que possamos constituir a regional na cidade”, destacou o secretário.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais