11 bebês nasceram no dia do aniversário de Palmas; conheça as pequenas Maria Clara e Nicole
No mesmo dia em que Palmas completou 36 anos, na última terça-feira (20), 11 bebês nasceram no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos. O número de nascimentos na data comemorativa, informado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) ao Jornal Primeira Página, refere-se apenas aos partos realizados na rede pública de saúde da capital. Foram sete cesarianas e quatro normais, sendo nove meninas e dois meninos.
A reportagem do Jornal Primeira Página conversou com pais e mães de três dessas crianças, que celebraram o nascimento dos filhos junto com o aniversário da capital.
“Ela já nasceu como uma palmense de verdade”
Cleidiane Tavares de Souza, de 36 anos, comemorou o nascimento da filha Maria Clara às 16h50 da terça-feira, 20 de maio. Natural de Araguatins, no Bico do Papagaio, ela mora em Palmas desde 2005 e contou que não esperava que a filha fosse nascer justo no aniversário da cidade.
“Eu fui ao hospital apenas para uma consulta e exames de rotina, não sabia que seria já o parto. Com o resultado dos exames os médicos decidiram pela cesariana no mesmo dia. No fim, tudo ocorreu muito bem e fui super bem atendida por toda a equipe, os médicos e enfermeiras”, disse.
A mãe contou que o nascimento da filha em uma data tão simbólica reforça ainda mais seu amor pela cidade. “Sou tocantinense e palmense de coração. Minha filha já nasceu como uma palmense de verdade, compromissada. Sou apaixonada por Palmas e quero criar meus filhos e netos aqui”, afirmou.
“Quero crescer junto com a cidade”
Lucas Ferreira Castro, 40 anos, é casado com Catalina Trindade Ferreira e também viu sua família crescer no dia do aniversário de Palmas. Atualmente morando em Luzimangues, distrito de Porto Nacional, ele trabalha em Palmas como operador de máquinas e afirmou que já está de mudança para a capital.
Sua filha, Nicole Ferreira, nasceu às 16h57, apenas sete minutos depois da pequena Maria Clara, vizinha de quarto. Lucas contou que não sabia que na terça-feira, 21, era o aniversário de Palmas.
“O parto estava previsto para o dia 25, mas minha esposa começou a sentir contrações na noite da segunda-feira [19]. Chegamos no Hospital Dona Regina ainda na madrugada, e a Nicole nasceu no dia seguinte”, contou Lucas, que estava surpreso com a coincidência da data. Eu nem sabia que era aniversário da cidade.
Lucas Ferreira Castro
O casal também tem outro filho, o Luiz Miguel, de 10 anos, e Lucas faz planos de se estabelecer de vez na capital. “Quero crescer junto com a cidade. Palmas é um lugar de oportunidades, e minha expectativa é ficar aqui definitivamente. Já estamos procurando uma casa para fazer a mudança.”

“Conhecia Palmas e gosto muito daqui”
A jovem Vitória da Silva Carvalho, de 22 anos, foi outra mãe que teve o parto realizado em 20 de maio. Sua filha, Ayla Maria, nasceu às 11h51 da manhã, por cesariana. Natural de Araguatins, Vitória mora em Palmas há dois anos, ao lado da mãe, que vive na capital desde 2019.
“Quando o médico falou que o parto poderia acontecer na terça, eu fiquei na expectativa. Comecei a sentir as contrações às 03hrs da madrugada”, relatou. Ayla é a segunda filha de Vitória, que também é mãe da pequena Maria Alice, de dois anos.
Com planos de seguir morando em Palmas, ela se diz feliz por viver esse momento especial. “Já conhecia Palmas e gosto muito da cidade. Estou pensando em ficar aqui mesmo para criar minhas filhas.”