Vigilância Sanitária define estratégias de fiscalização no FGT

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) promoveu um alinhamento entre as áreas da Vigilância em Saúde para definição de atuação e fiscalização dos setores no Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), que já está em  17ª edição e acontecerá de 6 a 10 de setembro. As ações de monitoramento reduzem os riscos de saúde nos eventos de grande público. 

De acordo com a gerente da Vigilância Sanitária (Visa) de Palmas, Joselita Macedo, essa reunião foi essencial para coordenar as equipes e garantir a segurança e bem-estar da população durante o evento. Joselita destacou ainda que todos os ambulantes e participantes inscritos na premiação passaram por uma capacitação prévia sobre as boas práticas e estão devidamente autorizados para a comercialização dos alimentos.

Segundo a coordenadora do Centro de Informações e Estratégias em Vigilância em Saúde (Cievs), Ana Paula Marques dos Santos, as Vigilâncias de Saúde do Trabalhador, Visa, Epidemiológica, Atenção Básica e a de Urgência e Emergência estarão presentes ao longo dos cinco dias do Festival. “A Visa contará diariamente com 12 agentes para fiscalizar o evento. Caso os circulantes identifiquem irregularidades, eles podem abordar imediatamente os inspetores que estarão devidamente uniformizados”, explicou. 

Saúde em foco

Além do trabalho da Vigilância em Saúde de capacitação e fiscalização durante o evento, a Semus também contará com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) para socorrer qualquer situação de iminência da população. A Unidade de Saúde da Família (USF) Walter Pereira Morato, localizada no distrito, também estará funcionando no período do Festival.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais