Vazio sanitário da soja começa em julho no Tocantins; plantio ficará proibido por três meses

Os produtores rurais do Tocantins devem ficar atentos: começa no próximo dia 1º de julho o período do vazio sanitário da soja, medida obrigatória que segue até 30 de setembro e proíbe o plantio e a manutenção de plantas vivas da cultura em todo o estado.

A determinação é do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), e tem como principal objetivo combater a ferrugem-asiática, considerada a doença mais severa da soja e uma das que mais causam prejuízos à produção agrícola.

Nesta safra 2025/2026, o Tocantins registrou 1,503 milhão de hectares plantados com soja de sequeiro, distribuídos em 2.825 propriedades rurais cadastradas junto à Adapec.

Anúncio no meio do texto

Medida busca combater principal doença da soja

Segundo o responsável técnico do Programa Estadual da Ferrugem-Asiática da Soja, Cleovan Barbosa, o vazio sanitário é uma ferramenta fundamental para interromper o ciclo do fungo causador da doença.

“O vazio sanitário é estabelecido por lei, por isso os sojicultores devem ficar atentos para evitar a presença de plantas vivas em suas áreas de cultivo”, destacou.

Durante o período, todas as plantas de soja existentes nas propriedades, sejam cultivadas ou voluntárias (aquelas que nascem espontaneamente após a colheita), devem ser eliminadas.

A responsabilidade pela erradicação é exclusivamente dos produtores ou ocupantes das áreas rurais.

Fiscalização será intensificada

A Adapec informou que realizará ações de monitoramento e fiscalização durante todo o período do vazio sanitário para verificar o cumprimento da medida.

A eliminação das plantas poderá ser feita por métodos mecânicos ou químicos. O descumprimento das regras pode resultar em sanções previstas na legislação estadual.

Segundo a agência, a medida é considerada essencial para reduzir a presença do fungo no ambiente e diminuir os riscos de infestação na próxima safra.

Exceções são permitidas

Apesar da proibição geral, alguns cultivos excepcionais continuam autorizados no estado durante o vazio sanitário.

Entre eles estão as lavouras destinadas à pesquisa científica, ensino, produção de sementes, sementes para uso próprio e cultivos realizados nas Planícies Tropicais sob sistema de subirrigação, desde que atendam às exigências legais.

Entenda o que é a ferrugem-asiática

A ferrugem-asiática é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e é considerada a principal doença da cultura da soja no Brasil.

A disseminação ocorre principalmente pelo vento, permitindo que a doença se espalhe rapidamente entre propriedades rurais.

Entre os principais impactos estão a redução da produtividade, a queda prematura das folhas e o comprometimento da formação e do enchimento dos grãos, fatores que podem gerar prejuízos significativos aos produtores.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais