União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul promove reunião em Palmas

A União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul – UPM realiza na próxima semana, nos dias 15, 16 e 17, em Palmas, a sua Assembleia Geral Ordinária e a eleição da diretoria, que acontece a cada dois anos.

O evento será na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), e contará com as presenças de autoridades políticas brasileiras e estrangeiras, como o atual presidente da UPM, senador pela Argentina Alejandro Cellillo, e deputados estaduais de estados brasileiros e de países da América Latina e Mercosul.

O vice-presidente da UPM pelo Brasil, deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos) destaca o papel da UPM e explica que o encontro tem a finalidade de debater temas relevantes que são de interesses comuns entre os países.

“A UPM é uma entidade importante, composta por parlamentares representantes de estados brasileiros e de países da América Latina e Mercosul, que tem a finalidade de trabalhar no sentido de afastar as fronteiras e aproximar os seus povos, promovendo debates entre os seus representantes para contribuir com a integração dos países e definir políticas públicas de interesses de ambos”, declarou.

“A Assembleia Geral Ordinária, é um fórum que temos para discutirmos os temas relacionados à integração, fronteiras, educação, meio ambiente, tributação, bacias hidrográficas, geopolítica e outros assuntos que são pertinentes”, disse o parlamentar.

Na programação do evento, estão previstas palestras com o Secretário de Estado da Fazenda do Tocantins, Júlio Edstron, com o tema: “Tributação no Mercosul – Assimetrias Econômicas”; com o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Lelís, com o tema: “Mudanças Climáticas – Câmbios Climáticos” e com o Secretário Adjunto da Educação do Estado do Rio Grande do Sul e Ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina Paulo Burmann que abordará o tema: “Criação de Geoparque no Mercosul”

Ainda na programação, as autoridades visitarão a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins, acompanhadas dos parlamentares tocantinenses e do Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) Jaime Café, para conhecer de perto o potencial do agronegócio tocantinense.

O encontro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul encerra na quarta-feira, 17, com a eleição e posse da Nova Diretoria da UPM, que comandará a entidade por um ano, sendo prorrogado por mais um.

PROGRAMAÇÃO

Dia 15
19h – Abertura oficial do evento
Plenário da Assembleia Legislativa de Tocantins
19h30 – Palestra com o Secretário de Estado da Fazenda do Tocantins – Júlio Edstron, com o tema: Tributação no Mercosul – Assimetrias Econômicas

Dia 16
09h30h – Palácio Araguaia – Sala de Reuniões
Palestra com o Secretário de Estado do Meio Ambiente do Tocantins – Marcelo Lelis, com o tema: Mudanças Climáticas – Câmbios Climáticos
10h30 – Debates sobre Experiência de Integração Regional a cargo do Fórum Permanente de Preservação e Uso Racional do Rio Uruguai e Aquífero Guarani da UPM
11h30h
Considerações sobre o Seminário Mercosul Cidadão

Dia 17
09h – Visita a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins
Assembleia Legislativa de Tocantins
14h – Palestra com o Secretário Adjunto da Educação do Estado do Rio Grande do Sul e Ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina – Paulo Burmann com o tema: “Criação de Geoparque no Mercosul”.
16h – Eleição e posse da Diretoria e demais cargos da UPM Assuntos Gerais
Encerramento

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais