Tratamento do pé torto congênito é realizado no HGP

O pé torto congênito (PTC) é um transtorno do desenvolvimento que acontece durante a gestação, podendo afetar um ou ambos os pés, com causas ainda desconhecidas. No Tocantins, o problema de saúde tem tratamento no ambulatório pediátrico do Hospital Geral de Palmas (HGP), unidade referência para todo o Estado.

Segundo o médico ortopedista pediátrico, Jorge Antônio da Silva, “o tratamento consiste em uma troca de gesso semanal e quando o pé já está na posição adequada, na maioria das vezes precisa realizar um procedimento chamado ‘tenotomia do tendão de Aquiles’. Após esta cirurgia tem que fazer umas cinco a seis trocas de gesso dependendo da rigidez do pé. Quando fazer este procedimento final fica com gesso e três semanas depois coloca um aparelho para manter  a correção e não deixar o pé voltar”.

“O Ambulatório Pediátrico do HGP é referência em atendimento de ortopedia pediátrica (doenças  congênitas), o serviço de ortopedia pediátrica do ambulatório atende uma média de 300 pacientes incluído pé torto congênito e dispomos de profissionais qualificados na assistência humanizada ao paciente”, afirmou a responsável pelo ambulatório, Jeane Coimbra.

A moradora de Santa Fé do Araguaia, Loys Lenny Santos trouxe o filho de quatro meses. “Eu percebi quando ele tinha  três  meses, falei para a pediatra, foi encaminhado para o HGP. Ele fez cirurgia e voltou no início deste mês e agora é o retorno  médico. Está sendo ótima a evolução  do meu filho, está sendo bem cuidado no HGP”, afirmou.

Para atendimento no HGP, os pacientes são encaminhados pelas Secretarias de Saúde dos seus municípios, via Central Estadual de Regulação, que organiza o fluxo da unidade hospitalar.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais