Tocantins estreia com vitórias e conquista três medalhas nos Jogos Escolares

A delegação tocantinense estreou com conquista de medalhas no Judô, Karatê e no atletismo, além de vitórias nas modalidades coletivas dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), para os estudantes-atletas de 12 a 14 anos das escolas públicas e privadas de todo o país. A edição deste ano é realizada em Brasília (DF) e prossegue até o dia 8 de novembro.

Esse sábado, 28, foi o primeiro dia de competição e a primeira medalha para o Tocantins foi de bronze, da série Prata no Judô -44kg, conquistada pela estudantes-atleta Cinthia Alves, do Cemil ETI Professora Margarida Lemos Gonçalves, de Palmas. Foram lutas acirradas e a conquista veio contra a atleta do Rio Grande do Norte.

A segunda medalha, de bronze, foi do Karatê, com o estudante-atleta Murilo Noleto, da Escola Educandário Objetivo, de Araguaína. A outra medalha, também de bronze, na série Prata, é do atleta da Escola Estadual Onesina Bandeira, de Miracema do Tocantins, Breno Glória, no atletismo, modalidade salto em distância.

Cinthia Alves contou que começou no Judô há 7 anos, para acompanhar o irmão Celso, em uma aula experimental. “E eu me apaixonei, não consegui mais sair depois que eu vi que você tem disciplina no judô, você conhece pessoas incríveis, a sua saúde melhora, seu pensamento melhora, tudo melhora. Eu sou faixa amarela ainda, mas, nestes sete anos, participei das maiores competições, o brasileiro, regional brasileiro e agora nos JEBs, meu último ano, e eu consegui medalha de bronze na série Prata. Eu vim aqui para dar o meu melhor, igual a todo mundo. E deu certo, graças a Deus”.

Modalidades coletivas

As modalidades coletivas deste primeiro bloco também fizeram boas estreias. O time de Vôlei de Praia Masculino venceu a partida por 2 x 1 contra o Maranhão, e o Feminino venceu com o placar de 2 x 0 do time de Sergipe.

O futsal masculino também estreou com vitória de 5 x 3 do Rio de Janeiro e perdeu o segundo jogo para o Rio Grande do Sul, pelo placar de 3 x 4. O feminino venceu o Paraná por 3 x 1.

A equipe de basquete feminino perdeu o primeiro embate para o time do Mato Grosso, placar de 29 x 19. Neste domingo, 29, as equipes retornam às quadras para novas disputas no campeonato. 

As equipes de Judô, Karatê, masculino e feminino, estrearam na competição e continuam no domingo buscando uma boa classificação entre os melhores do país.

Abertura

A Cerimônia de Abertura dos JEBs 2023 ocorreu na noite dessa sexta-feira, 27, no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Com a presença dos estudantes-atletas e técnicos representando as 27 unidades federativas (26 estados e o Distrito Federal) que participam dos jogos nesta edição. No desfile das federações, as atletas do Karatê, Giuliana Faile Ferreira Macedo, da Escola Monsenhor Pedro Pereira Piagem, e Ana Lua Salviano, da Escola Paroquial Cristo Rei, representaram o Tocantins.

Para o presidente do Comitê Olímpico Estadual (COE), da Superintendência de Desporto Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e chefe da delegação tocantinense nos JEBs 2023, Leonardo Bernardes, é importante para o Tocantins participar da maior competição desportiva do Brasil. “Sinto-me muito feliz em participar desse evento com a delegação do nosso Estado, e, mais uma vez, realizando os sonhos dos nossos estudantes-atletas. Esse evento com certeza ficará marcado na vida dos nossos adolescentes. A experiência que esses estudantes irão adquirir nessa competição irá contribuir integralmente para a formação social de cada um”, finalizou.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais