Sintet aciona Estado e garante o direito ao retroativo da data-base de 2019-2022

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) iniciou uma ação judicial visando o reconhecimento do direito ao pagamento retroativo da revisão geral anual, a data-base, para o período de 2019 a 2022. Esta ação, fundamentada no artigo 37, inciso X, da Constituição Federal, na Lei nº 3.542/2013 e na Medida Provisória n° 08 de 28 de março de 2022, marca um esforço significativo na defesa dos direitos salariais dos trabalhadores da educação no estado do Tocantins.

Entendendo a Data-Base:

A data-base, estabelecida anualmente em 1º de maio, é um mecanismo de revisão salarial que visa preservar o poder aquisitivo dos servidores da educação, ajustando seus salários conforme as variações econômicas e a inflação. O não cumprimento integral dos índices de revisão nos últimos quatro anos motivou a presente ação judicial.

Beneficiários da ação:

Esta ação abrange todos os servidores ativos e inativos do quadro da educação estadual, incluindo professores e demais funcionários de escolas. O Sintet desafia a justificativa de incapacidade financeira do estado e enfatiza o direito desses profissionais a uma compensação adequada e tempestiva.

Impacto e significado da ação:

Além de buscar uma reparação financeira, esta ação judicial representa um esforço contínuo do Sintet na luta pelos direitos e pelo respeito aos profissionais da educação. É um reflexo do compromisso do sindicato na defesa e no reconhecimento dos interesses de seus membros.

Convite aos profissionais da educação:

O Sintet convida todos os profissionais da rede estadual de educação do Tocantins, que ainda não fazem parte desta ação, a entrarem em contato com o sindicato. “É essencial que os interessados se juntem a esta iniciativa para assegurar que seus direitos sejam reconhecidos e que o pagamento retroativo seja efetivado. O sindicato está preparado para oferecer todo o apoio necessário nesse processo”, disse o presidente do Sintet, José Roque Santiago.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais