Saúde conscientiza população sobre o Dia Mundial do Diabetes

Em todos os 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes e a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) aproveita a ocasião, para orientar a população sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. A data foi criada em 1991, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em conjunto com a Federação Internacional de Diabetes (IDF) e para este ano, a campanha traz como tema o ‘Acesso aos Cuidados do Diabetes’.

A doença é caracterizada pela baixa produção ou má absorção de insulina, o hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. Pode ser adquirida hereditariamente, por hábitos alimentares não saudáveis ou sedentarismo. É classificada pelo tipo I (quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina) e tipo II (quando o organismo não aproveita a insulina de forma correta). A prevenção é possível com alimentação saudável e atividade física regular.

Existem pessoas que estão com açúcar elevado no sangue, mas não o suficiente para ser diagnosticado com diabetes, é preciso ter cuidado para que a doença não evolua. É o caso da assistente administrativa da SES-TO, Polyana Santos Lima, ela afirma que

Anúncio no meio do texto

“no início do ano fui diagnosticada com pré-diabetes. Apesar de na minha família ter casos e eu ter risco genético, foi um susto muito grande porque surge o medo. Mudei a minha alimentação e comecei a fazer exercícios físicos, tomo uma medicação duas vezes ao dia, tenho uma vida normal. Hoje está caindo a chance de eu ter a doença, faço acompanhamento na Unidade Básica de Saúde”.

Acesso ao tratamento

O Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense oferece tratamento e acompanhamento integral gratuito para a população que possui a doença e a porta de entrada é a Atenção Básica, nos municípios.

“No Tocantins, para ter acesso aos cuidados da diabetes, as pessoas que apresentarem algum sintoma da doença podem procurar a Unidade Básica de Saúde de seu território e agendar uma consulta com o médico ou enfermeiro. Os sintomas são: fadiga, fome, sede e suor excessivos. Pode procurar também o Agente Comunitário de Saúde para receber  informações de encaminhamento. Entretanto, o diagnóstico de diabetes é de responsabilidade do médico”, pontuou a responsável pela Área Técnica de Diabetes e Hipertensão da SES-TO, Wanira Brito Soares.

Para contribuir com o controle da diabetes com o uso da insulina, no Tocantins foram distribuídos pela SES-TO, no 1º quadrimestre de 2023, 9.225 frascos de insulina e 78.316 canetas de Insulina NPH e Regular (dados do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica).

Prevenção

Segundo o médico técnico da Diretoria de Atenção Primária da SES-TO, Dr. Diego de Abreu Noleto “em relação à prevenção primária do diabetes tipo II, é importante que nós tenhamos em mente a realização de hábitos de vida saudável com alimentação e exercício físico regular. Sobre a alimentação, nós precisamos ingerir alimentos com baixo índice de glicose que é o açúcar no sangue né evitando o excesso de carboidratos que são: arroz, pães, bolos, pizzas, sanduíches e os industrializados, porque tudo isso se transforma em açúcar no sangue né de modo que o pâncreas ele fica sobrecarregado”.

“Na prevenção primária do diabetes tipo II é necessário que se faça atividade física pelo menos três vezes na semana com uma média de 40 minutos a uma hora. O ideal é mesclar exercícios aeróbicos com musculação, para se criar uma resistência muscular. Além desses cuidados, é importante a cessação do tabagismo e também do alcoolismo, os quais podem acarretar também o desenvolvimento da doença”, pontuou o médico.

Dados

Dados do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), da SES-TO, do 1º  quadrimestre de 2023, mostram que no Tocantins, mais de 121 mil pessoas convivem com o diabetes no Estado. Segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), no período citado, foram registradas 56 mortes em decorrência da doença.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais