Regularização de atendimentos do SUS, por prestadores de serviços, é tema de reunião na Defensoria Pública

Na manhã desta sexta-feira, 29, por meio do Núcleo Especializado em Defesa da Saúde (Nusa), a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) promoveu uma reunião com representantes do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Tocantins (Sindesto). O encontro aconteceu na Sala de Reuniões do Conselho Superior, na sede de atendimentos da DPE-TO, em Palmas, e teve como objetivo discutir a regularização dos atendimentos prestados no Sistema Único de Saúde (SUS), por prestadores de serviços contratados pelo governo do Estado.  

A reunião foi conduzida pelo defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, titular da 30ª Defensoria Pública do Tocantins (CAS) e coordenador substituto do Nusa. Durante o encontro, foram debatidos os atrasos recorrentes nos repasses financeiros do SUS, e como isso tem afetado a continuidade dos serviços de saúde.  

Os prestadores de serviços destacaram os impactos negativos provocados pelos atrasos nos repasses da Secretaria de Saúde, que em alguns casos já perduram a mais de um ano e oito meses.

Anúncio no meio do texto

Deliberações

Após ouvir as demandas dos representantes do Sindesto, ficou definido que os prestadores irão encaminhar à Defensoria Pública um levantamento detalhado dos débitos pendentes.

A atuação da Defensoria Pública nesse caso visa garantir a continuidade da prestação do serviço aos usuários do sistema público de saúde, que são impactados diretamente com a possibilidade de descontinuidade dos serviços e atendimentos. 

Atuação recente

Em outubro deste ano, o Nusa acionou a Justiça com um pedido de Cumprimento Provisório de Sentença para que o Estado esclareça os atrasos em pagamentos aos prestadores do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Tocantins (Servir). 

A atuação está nos autos de uma Ação Civil Pública (ACP) para regularização dos atendimentos (saiba mais clicando em: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/nusa-requer-que-estado-esclareca-atrasos-no-pagamento-aos-prestadores-do-plano-servir )

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais