Quase 500 mesários vão participar das eleições para o Conselho Tutelar em Palmas

Os 480 mesários que irão participar de forma voluntária do processo de escolha dos Conselheiros Tutelares de Palmas no próximo domingo, 1º de outubro, participam nesta quarta-feira, 27, do treinamento ministrado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE – TO) para o pleito que irá selecionar os 20 conselheiros da Capital. O treinamento é parte do rito do pleito, e ocorre em dois momentos: a primeira turma recebe as instruções on-line, das 9 às 11 horas, e a segunda turma das 14 às 16 horas. Os mesários voluntários se inscreveram para a participação nas eleições após uma grande mobilização da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que resultou no número expressivo de participantes.  

Outra mobilização que está em andamento é da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com o envolvimento de todas as pastas da gestão municipal, na organização geral da votação, com ajustes de logística nos 20 locais de votação, ordenamento e preparação dos voluntários que atuarão no dia da eleição.

“Estamos em uma ampla articulação envolvendo todos os gestores do Município para atender as demandas do pleito, providenciar detalhes e garantir o pleno direito do eleitor palmense escolher seu conselheiro tutelar no próximo domingo”, detalhou a secretária da Sedes, Adriana Aguiar.   

Comissão eleitoral

Também nesta quarta, 27,  das 15 às 17 horas, a Comissão Especial que atua à frente da organização do pleito fará reunião na sede do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) para alinhar junto aos 20 coordenadores de sessão os detalhes para o dia da votação. Conforme o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Amilson Rodrigues, o encontro terá a presença de representantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). “A intenção é fazer um alinhamento geral sobre o dia da eleição, uma conversa com esses líderes de local de votação, que será aquela pessoa que irá fazer um monitoramento geral, acompanhar o andamento da votação”, explicou Rodrigues. 

Saiba mais sobre os candidatos a conselheiros tutelares aqui.

Confira os locais de votação aqui.

Entenda a função dos conselheiros tutelares aqui.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais