Projeto Foco no Fogo inicia visitas a escolas e comunidades rurais para conscientização contra queimadas e incêndios florestais

Neste ano, por determinação do governador Wanderlei Barbosa, as ações foram antecipadas e integram o maior plano de combate a incêndios já estruturado no Estado

Um dia após a cerimônia de abertura oficial da 6ª edição do projeto Foco no Fogo 2025, o Governo do Tocantins deu início, nesta quarta-feira (9), ao trabalho de campo com ações de educação ambiental voltadas à prevenção de queimadas e incêndios florestais. As primeiras atividades aconteceram em escolas estaduais e municipais, além de comunidades rurais do município de Tocantínia, localizado a 75 km de Palmas, na região central do Estado.

O projeto é promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com instituições que compõem o Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas.

Anúncio no meio do texto

Neste ano, por determinação do governador Wanderlei Barbosa, as ações foram antecipadas e integram o maior plano de combate a incêndios já estruturado no Estado. Em Tocantínia, a equipe visitou o Centro de Ensino Médio Warã (CEMIX), a Escola Municipal Constantino Pedro de Castro e percorreu 80 propriedades rurais na zona rural do município que foram registradas através do aplicativo ODK Collect.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, além da antecipação das atividades em quase um mês em relação ao ano anterior, as equipes estão mais bem preparadas, graças à parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que ofereceu capacitação aos participantes das entidades parceiras.

O projeto Foco no Fogo é uma das principais estratégias do Governo do Tocantins para prevenir as queimadas e preservar nosso meio ambiente. Neste ano, por determinação do governador, iniciamos as ações de forma antecipada, integrando o maior plano de combate a incêndios já estruturado no Estado. Nossa equipe está mais preparada, graças à parceria com a Unitins, que garantirá capacitação técnica e mais eficiência nas abordagens em campo. O objetivo é simples, mas essencial: conscientizar, orientar e proteger o nosso povo e os nossos recursos naturais”, afirmou.

Segundo a diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Erliette Gadotti, a expectativa é alcançar 60 municípios nesta edição, com uma média de quatro cidades por semana. Conforme a agenda oficial, as próximas cidades a receberem as ações são Pium, nesta quinta-feira (10), e Dueré, na sexta-feira (11).

Mobilização interinstitucional

O Foco no Fogo é uma ação interinstitucional que reúne dezenas de órgãos e entidades. Além da Semarh, a ação desta sexta-feira contou com a presença de equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Comando de Ações de Defesa Civil e o 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Energisa e IBama/Prevfogo.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais