Procon dá dicas de como evitar golpes no Carnaval 

Com a chegada do carnaval, uma das festas mais esperadas do ano por muitos brasileiros, é essencial que os foliões estejam cientes dos seus direitos como consumidores. E para garantir uma festa segura e divertida, o Procon Tocantins dá algumas dicas de como evitar cair em golpes durante a folia.

“O consumidor deve atentar ao que determina o Código de Defesa do Consumidor e adotar uma postura de consumo consciente, o que contribuirá para prevenir transtornos neste período festivo,” afirma Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins.

Confira as dicas!

– Compras de ingressos: Para não cair em golpes, compre ingressos apenas em locais oficiais.

– Forma de pagamento: O estabelecimento deve divulgar quais as formas aceitas.

– Perda de comanda: O estabelecimento não pode cobrar por perda da comanda, e também não deve impor um valor mínimo de consumação. Isso é considerado uma prática abusiva.

– Couvert artístico: Pode ser cobrado, mas deve ser avisado ao cliente sobre a cobrança. Nos estabelecimentos é obrigatório conter placas fixadas com o valor cobrado.

– 10% do garçom: O consumidor não é obrigado a pagar.

– Pacotes de viagens: Certifique-se que a empresa responsável esteja cadastrada e regularizada. Verifique todos os detalhes, com hospedagem, transporte e itinerários e guarde todos os comprovantes de pagamentos.  

O diretor de fiscalização do Procon Tocantins, orienta os consumidores que, “Ao comprar os adereços, abadás e pacotes de viagens devem ficar atentos às propagandas, valores, condições de pagamento e realizar a pesquisa de preços. Quanto menor os gastos, menor é o risco de se endividar e comprometer a renda financeira”, ressalta Magno Silva.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais