“O Barulho da Noite” é o grande vencedor do principal festival internacional de cinema da Bolívia

O filme tocantinense “O Barulho da Noite” venceu nesta terça-feira, 29, o prêmio de Melhor Filme 2024 e Melhor Longa-Metragem Ficção do 24º Festival Internacional de Cine de Santa Cruz (Fenavid), na Bolívia. O evento, realizado desde 2001 em Santa Cruz de la Sierra – maior e mais populosa cidade boliviana -, é considerado o principal festival do país e um dos mais importantes festivais de cinema da américa latina na atualidade.

A roteirista e diretora do filme, Eva Pereira, comemorou a segunda participação e conquista em um festival internacional de cinema. A primeira aconteceu em setembro, no 28º Infinitto Brazilian Film Festival, em Miami (EUA).

“Estamos há tanto tempo rompendo barreiras, agora também estamos rompendo fronteiras e levando o trabalho que não é só meu, é de uma equipe, mas que reflete a qualidade do cinema tocantinense”, comemorou.

Anúncio no meio do texto

“O Barulho da Noite” é um drama ficcional ambientado na zona rural do Tocantins que tematiza, de forma profunda e complexa, a violência contra a mulher e o abuso sexual infantil. O filme é protagonizado por Emanuelle Araújo e Marcos Palmeira e estrelado pelas atrizes Alícia Santana, Anna Alice e Mercês Campelo; e pelos atores Wertemberg Nunes, Patrick Sampaio e Tônico Pereira.

O filme concorreu com mais oito obras internacionais na Mostra Competitiva de Longas-Metragens Ficção do Fenavid: “Pies en la Arena”, de Gustavo Ramos (Puerto Rico); “Vrutos”, de Miguel Bou (Argentina); “Las Preñadas”, de Pedro Wallace (Argentina); “Una Sola Primavera”, de Joaquín Pedretti (Argentina-Uruguaí); “Campeonex”, de Javier Fesser (Espanha); “Dióba”, de Adriana Rojas (Colômbia); “El Huatrila”, de Roberto Flores (Peru); e “Yana-Wara”, de Tito Catacora (Peru).

Agenda internacional

Neste mês de novembro, “O Barulho da Noite” faz parte da programação de festivais de cinema na Itália, Estados Unidos e Marrocos. No dia 1º de novembro, será exibido às 15 horas, na 11ª edição do Agenda Brasil – Festival Internacional de Cinema Brasileiro, que acontece em Milão, no Anteo Palazzo del Cinema.

O filme também será exibido no 17º Festival de Filme Brasileiro de Los Angeles (LABRFF), que acontece em Los Angeles, EUA, de 3 a 7 de novembro; e no 29º Festival Internacional de Cinema de Autor, que será realizado em Rabat, Marrocos, de 8 a 16.

Produção

Realizado com investimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), por meio do Prodecine, o longa-metragem ficção “O Barulho da Noite”, de Eva Pereira, é produzido pela MZN Filmes e co-produzido pela Cunhã Porã Filmes, Bananeira Filmes e Canal Brasil; e conta com patrocínio do Grupo Energisa e do Grupo Cristália.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais