Justiça determina que o Estado regularize atendimento ginecológico 

Com o objetivo de assegurar o direito humano e fundamental à saúde e à vida das mulheres mais vulneráveis, a Justiça determinou, no último dia 1º, que seja reestruturado o serviço de consultas pré-cirúrgicas e de cirurgias ginecológicas nos hospitais públicos estaduais.

A decisão judicial é resultado de uma Ação Civil Pública proposta em fevereiro deste ano, pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), assinada pelo promotor de Justiça Thiago Ribeiro, em conjunto com a Defensoria Pública do Estado (DPE), apontando que mais de mil mulheres aguardavam por uma consulta pré-operatória em ginecologia.

A ação requereu que fosse regularizado o serviço de consultas pré-operatórias e de cirurgia ginecológica da rede estadual de saúde, inclusive com a oferta de medicamentos, equipamentos, instrumentais cirúrgicos, materiais, profissionais de saúde, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de retaguarda e insumos para oferta célere e efetiva do serviço.

Obrigações

Com a decisão judicial, o Estado do Tocantins tem prazo de seis meses para planejar o atendimento da demanda reprimida ginecológica. Ao final desse prazo, terá 100 dias para regularizar as consultas pré-operatórias em ginecologia e 180 dias para as cirurgias eletivas.

Também ficou determinado que a Secretaria Estadual da Saúde prestará informações mensais, a primeira até 31 de janeiro de 2024, com dados sobre a demanda reprimida atualizada de consultas pré-operatórias e cirurgias ginecológicas, em lista numerada.

Além disso, deve apresentar os seguintes dados de cada paciente: nome completo, número do cartão SUS, data de ingresso na fila de espera, classificação de risco, diagnóstico e o respectivo procedimento indicado; e o número de dias em fila (tempo de espera).

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais