Empreendedorismo feminino no Agro é destaque na Fazendinha do Calor Humano

No vasto cenário do agronegócio, onde a tradição muitas vezes prevalece, há mulheres que estão rompendo barreiras e mostrando todo o seu potencial como empreendedoras. E a força da mulher empreendedora palmense ganhou destaque na Fazendinha do Calor Humano, que trouxe para essa edição da Agrotins 2023, empreendimentos liderados por mulheres visionárias. 

Um exemplo inspirador é Airilene Lorenço que acreditou na importância da agricultura familiar e no poder de transformação que ela traz às comunidades rurais. Como uma verdadeira visionária, ela idealizou e fundou a Associação de Agricultores Familiares e Agroindústria, unindo produtores locais em um esforço conjunto para fortalecer e expandir suas atividades. Hoje atuando como responsável pelo desenvolvimento de produtos da associação, Airilene ajuda produtores a colocar seus produtos no mercado de alimentação escolar, mercados de artigos naturais e nas feiras da cidade. A idealizadora conta que a Agrop possui mais de 80 famílias associadas.

Airilene Lorenço acreditou na importância da agricultura familiar e fundadou Agrop. Foto: Luciana Pires

Queijos diferenciados: sabores que encantam

Ariana Silva, da Fazenda Buritizal, assistida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), apostou na criação de gado leiteiro e em uma produção de queijos diferenciados, valorizando os métodos tradicionais da família mineira e inserindo no queijo artesanal ingredientes típicos da região, como lasca de buriti desidratado, óleo de buriti e babaçu, pimenta de macaco, e café amargo.

A produtora conta que desenvolver queijos de alta qualidade agregou valor a sua produção. “Nosso foco foi fazer mais com menos, e como nossa produção de leite ainda é pequena, fomos estudar mais sobre queijos artesanais que é uma nova tendência no Brasil”. Ariana buscou as raízes e receitas mineiras da avó, agregando elementos locais, o que resultou numa produção de queijos curados com a memória de Minas Gerais e com sabor do Tocantins, que conquistou o paladar de quem visitou a Fazendinha.

Carne suína e linguiças de excelência

A visão empreendedora de Karine Castilho Ferreira deu origem à empresa familiar Master Sul, que vende cortes suínos e linguiças. Com apenas um pouco mais de um mês de funcionamento, a empresa já iniciou com a certificação do Selo de Inspeção Municipal (SIM). O que possibilitou comercializar para grandes mercados da Capital e na Feira da 304 Sul, divulgando dessa forma sua marca para os palmenses. 

A trajetória dessas produtoras é de força e determinação das mulheres empreendedoras no agronegócio. Elas superaram desafios, enfrentaram estereótipos e mostraram que o talento e a visão das mulheres são fundamentais para impulsionar o setor. A liderança inspiradora e sua capacidade de criar um negócio de sucesso demonstram como as mulheres estão conquistando seu espaço e contribuindo para o desenvolvimento do campo.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais