TRE-TO promove treinamento de mesários nas zonas eleitorais do estado

No Tocantins, mais de 16 mil mesários atuarão nas Eleições Municipais de 2024, sendo os responsáveis pela ordem e os facilitadores na hora do exercício do voto. O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) deu início nesta segunda-feira, 9, aos treinamentos presenciais de mesários em todas as 33 zonas eleitorais do estado. O principal foco são os presidentes e 1º mesários das Mesas Receptoras de Votos (MRV).

Os treinamentos seguem até o próximo dia 20 e, na capacitação, estão sendo abordadas instruções técnicas e legais, treinamento prático com urnas eletrônicas e outros materiais eleitorais, além de capacitação com todos os procedimentos realizados antes, durante e após da votação, e treinar para alguma eventual interferência especial que venha acontecer quando o eleitor exercer o voto.

Apoio logístico

Anúncio no meio do texto

Também passam por treinamentos as 9.844 pessoas que vão atuar como apoios logísticos. Esta equipe faz o trabalho de apoio, são administradores de prédio, coordenador de acessibilidade, apoio na fiscalização, apoio de transmissão de boletim, apoio central de comunicação, motoristas, equipe de suporte, entre outros.

Mesas receptoras

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) define como Mesas Receptoras de Votos (MRV) o grupo de eleitoras e eleitores convocados pela Justiça Eleitoral ou voluntárias e voluntários que atuarão nas eleições. Toda seção eleitoral corresponde a uma mesa receptora de votos, estabelecido no artigo 119 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65).

Objetivos Estratégicos:

  • Aprimorar mecanismos de transparência pública;
  • Fomentar a educação política da sociedade.
Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais