Eleição do CPC-TO tem prazo para cadastro de eleitores e candidatos prorrogado

Interessados devem fazer seu cadastro por meio da plataforma eleicao.cultura.to.gov.br

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), informa que o prazo para cadastro de eleitores e concorrentes da sociedade civil na eleição do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC-TO), biênio 2024-2026, foi prorrogado até este domingo, 15. A ação se fez necessária devido à baixa adesão dos fazedores de cultura durante o período de inscrição. Os interessados devem realizar seu cadastro na plataforma on-line eleicao.cultura.to.gov.br e o período de votação acontecerá entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro.

Os eleitores votarão para eleger 14 titulares e seus respectivos suplentes para representar os diferentes segmentos artísticos e culturais, que correspondem às câmaras setoriais que compõem o CPC-TO: Artes Visuais; Artesanato; Patrimônio Material; Patrimônio Imaterial; Audiovisual; Teatro e Circo; Dança; Cultura Popular; Cultura Tradicional; Comunidades Afro-Brasileiras e Quilombolas; Povos Indígenas; Arquitetura e Urbanismo e Literatura, Livro e Leitura.

Anúncio no meio do texto

Conforme levantamento realizado pela secretaria, 91 cadastros ainda não foram concluídos na plataforma. Caso algum agente cultural tenha enfrentado dificuldades ao acessar o site e/ou completar seu cadastro, deve entrar em contato com a Secult, por meio dos telefones da Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura: (63) 3218-1550 ou (63) 99940-1431 (WhatsApp). A secretaria ainda ressalta que conselheiros eleitos no processo não serão vetados de participarem de editais culturais promovidos pela pasta.

Cadastros

Para se cadastrar como eleitor, o interessado deverá preencher o formulário intitulado “Meu Perfil” com informações pessoais e profissionais. Os dados requisitados incluem nome, endereço, CPF, RG, data de nascimento, telefone de contato e o número do título eleitoral, junto a zona e seção correspondentes. Além disso, é necessário indicar o segmento artístico e cultural ao qual pertence, bem como o tempo de atuação na área. É importante ressaltar que após finalizar o cadastro, não será possível refazê-lo.

Já para se candidatar, é necessário que, após concluir a etapa de cadastro como eleitor, o requerente preencha um formulário específico com algumas informações adicionais. Estas incluem o nome artístico, caso tenha um; uma foto pessoal em formato PDF, JPEG ou PNG; uma proposta eleitoral e um currículo que destaque os principais trabalhos realizados.

Passo a passo

1. Acesse a plataforma eleicao.cultura.to.gov.br e clique no botão “Cadastre-se”, disposto na cor verde;
2. Preencha com os dados necessários para cadastro;
3. Um link de confirmação chegará no e-mail e após isso, clique em “confirmar conta”;
4. Após a tela inicial de login aparecer, preencha com seus dados pessoais;
5. Finalize o cadastro.

Novo cronograma

28/08 a 15/09: Cadastro de eleitores e cadastro de candidatos
16/09 a 18/09: Análise preliminar de cadastros
19/09: Publicação preliminar dos eleitores e candidatos aptos e inaptos
20/09 a 22/09: Período de recurso para impugnação de cadastros
23/09 a 24/09: Análise dos recursos de impugnação pela comissão de organização
26/09: Publicação do resultado final dos cadastros de eleitores e candidatos
27/09 a 02/10: Período eleitoral
04/10: Publicação preliminar do resultado da eleição
05/10 a 06/10: Período de recurso para impugnação do resultado preliminar
07/10: Análise dos recursos para impugnação do resultado
09/10: Publicação do resultado final
14/10: Ato de designação
18/10: Posse dos conselheiros em sessão

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais