EDITORIAL: a censura da imprensa pela Ordem dos Ministros Evangélicos de Palmas

Tradição e credibilidade são marcas que acompanham o jornalismo que fazemos desde 10 de novembro de 1985, quando o Jornal Primeira Página foi criado na época em que o Tocantins ainda era parte do estado de Goiás. E foi justamente no ano em que terminou a ditadura militar no Brasil, que a nossa fundadora – a jornalista e advogada Sandra Miranda, então com 20 anos de idade, deu início à sua jornada pioneira e corajosa.

E por falar em coragem, outra característica de nossa atuação, é que não podemos nos calar diante do ocorrido na última sexta-feira, 02 de fevereiro de 2024, quando o Jornal Primeira Página foi alvo de ataques da OMEP – Ordem dos Ministros Evangélicos de Palmas, a partir da publicação da reportagem “Palmas tem mais igrejas que escolas e hospitais somados juntos”.

Destaca-se que a reportagem, assinada pelo jornalista Rafael Miranda, foi divulgada no mesmo dia em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou dados inéditos a respeito do perfil dos endereçamentos dos municípios no Brasil. O instituto informou recortes do Censo 2022 sobre a quantidade de comércios, obras, prédios públicos, escolas, hospitais e igrejas e templos religiosos por todo o país.

Assim como revelado por outras dezenas de reportagens que saíram naquele dia, a imprensa brasileira destacou o fato de que existem muitas cidades no país onde o número de igrejas e templos é muito superior à quantidade de unidades educacionais e de saúde. A nível nacional, são 579.700 templos e 511.900 hospitais e escolas.

Em Palmas, como informado na matéria publicada, são 919 igrejas contra 558 escolas e hospitais somados juntos. Certamente, o cenário que salta aos olhos é justamente a falta de atendimento à saúde e ensino para o cidadão, algo que passou despercebido aos olhos da Ordem dos Ministros Evangélicos de Palmas.

Dessa forma, ancorada nas fontes oficiais e abastecida com dados extraídos de um grandiosíssimo instituto deste país, que é o IBGE, a reportagem do Jornal Primeira Página apresentou somente dados, sem fazer qualquer juízo de valor à interpretação das informações dispostas.

A nota assinada pelo presidente da Ordem, o apóstolo Sebastião Tertuliano, aponta indubitavelmente para uma tentativa de censura ao trabalho da imprensa. Sem coesão, a OMEP afirmou que o Jornal Primeira Página “criticou as igrejas” e pediu ainda uma revisão de nossa “abordagem jornalística”, que segundo ele, não promove imparcialidade.

Por fim, fomos amparados pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor-TO), que manifestam repúdio à nota emitida pela OMEP através de um posicionamento firme, como deve acontecer mediante avanços contra a liberdade de imprensa.

Restam os seguintes questionamentos: se a reportagem apenas apresentou dados oficiais de fontes públicas, sem fazer juízo de valor, qual foi o problema que chamou a atenção da OMEP no comparativo dos números? Além disso, por que a Ordem dos Ministros Evangélicos, ao invés de atacar a imprensa, não aproveitou para cobrar das autoridades mais escolas e hospitais para a população?

Também se questiona o fato de que somente a OMEP se manifestou contrária à reportagem veiculada pelo Jornal Primeira Página, e nenhuma outra entidade que representa a riqueza de nossas matrizes religiosas sentiu-se incomodada com os dados apresentados.

O Jornalismo vive!

NOTA DE REPÚDIO

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor-TO) manifestam repúdio à nota emitida pela OMEP – Ordem dos Ministros Evangélicos de Palmas – TO, referente à matéria jornalística do Jornal Primeira Página do dia 02 de fevereiro de 2024, escrita pelo jornalista Rafael Miranda e intitulada “Palmas tem mais igrejas que escolas e hospitais somados juntos”.

Tal posicionamento da Ordem, assinado pelo seu presidente, Sebastião Tertuliano, denota uma tentativa de censura e limitação à liberdade de imprensa, ferindo princípios democráticos essenciais. É imperativo ressaltar que a reportagem em questão foi embasada em dados oficiais do IBGE, o que confere legitimidade ao seu conteúdo.

O jornalista cumpriu seu dever de informar a sociedade sobre uma realidade concreta, utilizando-se de fontes confiáveis e pautando-se pela ética jornalística. A liberdade de expressão e o direito à informação são garantias fundamentais em uma sociedade democrática, e qualquer tentativa de cerceá-los deve ser firmemente repudiada.

A imprensa desempenha um papel crucial na fiscalização do poder e na promoção do debate público, e é inadmissível que seja alvo de intimidação ou retaliação por parte de entidades religiosas ou quaisquer outras.

Instamos a Ordem dos Ministros Evangélicos de Palmas a rever sua postura e a reconhecer a importância do jornalismo na construção de uma sociedade mais justa e transparente. Reiteramos nosso apoio ao jornalista Rafael Miranda e à equipe do Jornal Primeira Página, e estaremos atentos para garantir que casos como este não se repitam, preservando assim os princípios democráticos e a liberdade de imprensa em nosso estado.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins – Sindjor-TO

Federação Nacional dos Jornalistas- FENAJ

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais