Ecoaraguaia Jungle Lodge: primeiro hotel de floresta do Tocantins

Especial por Suzana Barros

A rusticidade do ambiente, aliada ao conforto dos equipamentos que oferece, são os principais diferenciais do empreendimento.

Localizado na divisa do Tocantins com o Pará, a 270 quilômetros da Capital, Palmas, seguindo em direção a Caseara, o Ecoaraguaia Hotel Floresta localiza-se às margens do rio do Coco/Araguaia, vizinho ao Parque Estadual do Cantão.

Anúncio no meio do texto

O empreendimento oferece um misto de sensações e experiências quase impossíveis de serem vivenciadas no meio urbano: onde o tempo corre solto, como deve ser: sem os atropelos do dia-a-dia, regido apenas pelo que determina a natureza a todos os seres que dela fazem parte, inclusive o homem.

As dez cabanas instaladas são projetadas de forma a manter experiências vivenciadas na floresta: totalmente forradas com telas, garantem proteção de insetos e visibilidade do ambiente externo.

Oferecem banheiro interno; o banho, porém, é em chuveiro instalado na varanda da cabana, em local discreto e com cortinas. A ideia é garantir a troca de energias com o local, mantendo a privacidade do hóspede.

Cabanas rústicas e confortáveis. Foto: Joelma Cristina

Iluminação e fogueiras

A iluminação de toda a parte estruturada é planejada com luzes amarelas, de baixa intensidade, com objetivo de proporcionar um ambiente mais natural possível.

Nas cabanas, por exemplo, a iluminação é na parte externa; chega ao interior na medida exata, garantindo enxergar o necessário para afazeres, porém sem dilatar muito a pupila. Dessa forma, o sono vem quase que automaticamente, proporcionando uma noite tranquila e agradável.

Não bastasse isso, o hotel usa a prática de acender fogueiras: lá embaixo, no píer flutuante, e próximo ao refeitório. Além de esquentar o friozinho, incentivam a introspecção, a boa conversa e, melhor, o ouvir dos bichos noturnos e o observar das estrelas.

Entretenimento

As opções de entretenimento também são diferenciais do Ecoaraguaia: além do desfrutar de uma piscina flutuante, oferece um breve passeio para se chegar a uma praia exclusiva para hóspedes, com tendas, cadeiras confortáveis e bebidas para refrescar.

Também é possível aproveitar o tempo em caminhadas, observação de pássaros e de animais, passeios em caiaques, voadeiras, além de diversas opções de esportes de aventura e pesca esportiva.

O hotel oferece passeios de caiaque. Foto: Suzana Barros

Experiências

Vale destacar que o hotel oferece cinco experiências inovadoras, capazes de atrair diversos públicos, programadas em datas especiais: cura e bem-estar; sabedoria ancestral; negócios de impacto; pesquisa, ciência e inovação e esporte e aventura.

“A experiência da Cura e Bem Estar, é proporcionada por meio de práticas a exemplo de danças, cantos, meditação, aliadas a uma alimentação natural e a medicinas de ervas da floresta”, explica o proprietário Guilherme Tiezzi.

Outra experiência que o hotel oferece é denominada de “Sabedoria Ancestral”. Por meio dela, o hospede se dispõe a uma reconexão com povos indígenas que habitam a região, de forma a conhecer e vivenciar experiências socioculturais e místicas.

Negócios e Pesquisa

Para empresários, a boa dica é optar pela experiência “Negócios de Impacto”, já que ela permite, segundo Guilherme, um olhar de como as empresas e organizações geram valor em harmonia com a natureza e em sintonia com a comunidade local.

A intensa biodiversidade do ecótono no entorno do hotel é um campo fértil para pesquisa em diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, oferece experiências de Pesquisa e Inovação.

Indicada aos amantes da combinação esporte e natureza, em especial atividades de selva e rio, as atividades esportivas oferecidas pelo Ecoaraguaia vão desde trilhas botânicas e aquáticas, a corridas de tracking e bikes rides.

Para os apreciadores da pesca, o espaço oferece uma pesca esportiva especial para famílias e casais.

Pier: um lugar para apreciar a natureza à noite. Foto: Suzana Barros

Caravana do Turismo

Esta matéria resulta de oportunidade gerada pela Associação Brasileira de Turismo do Tocantins (Abrajet–TO), por meio da sua 36ª Caravana do Turismo.

De autoria da jornalista Suzana Barros, o projeto Caravana tem o propósito de levar jornalistas para atrativos, eventos culturais e/ou empreendimentos turísticos, a fim de divulgá-los.

Serviços

Importante: toda hospedagem deve ser agendada com antecedência pelo tripadvisor ou pelo site, citado abaixo.

Como chegar, valores pacotes, imagens e outras informações podem ser obtidas pelo instagram @ecoaraguaiajunglelodge e pelo site https://ecoaraguaia.com.br/jungle-lodge/

Caravana do Turismo: pode ser requisitada para Abrajet-TO pelo fone (63)99974-2116.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais