Disputa acirrada em Chapada de Areia mostra empate técnico entre Adauto e Jailton Jajá

Pesquisa realizada pelo Jornal Primeira Página e Instituto Voz e Pesquisa – Vope mostra o cenário político nas eleições municipais de Chapada de Areia, cidade situada na região oeste do Tocantins. O número do registro no Tribunal Superior Eleitoral/TRE é TO-03341/2024.

Com questionários aplicados entre 9 e 12 de abril, o levantamento buscou a opinião de 380 eleitores, com uma margem de erro de 4% para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95%.

De acordo com os resultados, na estimulada o atual prefeito Adauto Mendes (Republicanos) lidera as intenções de voto, com 43% dos entrevistados. Em segundo lugar, está Jailton Varão (União Brasil), conhecido como Jajá, com 39% das intenções, uma diferença de 4 pontos, dentro da margem de erro.

O levantamento aponta também uma parcela de 12% do eleitorado indeciso no município. Além disso, houve registros de votos em branco ou nulo, somando 4% e não responderam, 2%.

Veja a rejeição aos dois pré-candidatos

Quanto à rejeição dos pré-candidatos em Chapada de Areia, a pesquisa do Jornal Primeira Página e Instituto Voz e Pesquisa – Vope, realizada entre os dias 9 e 12 de abril, mostrou que Jailton Varão (União Brasil), o Jajá, lidera neste quesito.

A apuração das intenções de voto contou com a participação de 380 entrevistados e apresenta uma margem de erro de 4%, com intervalo de confiança de 95%. Os dados revelam que Jajá tem uma rejeição de 34%. Em seguida, vem o prefeito Adauto Mendes, com 27%.

A pesquisa segue com 25% dos entrevistados afirmando não rejeitar nenhum dos pré-candidatos. Além disso, 10% declararam a intenção de votar em branco ou nulo, enquanto 4% não responderam.

Metodologia

Pesquisa de intenção de votos realizada em Chapada de Areia, nas regiões urbana e rural da cidade pelo Jornal Primeira Página e Instituto Voz e Pesquisas – VOPE. As entrevistas ocorreram entre os dias 09 e 12 de abril de 2024.

Pesquisa com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4% para mais ou para menos. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral/TRE com o número TO-03341/2024. Levantamento quantitativo na modalidade estimulada, através de entrevista direta com base em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral, tendo por base a Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), onde há o princípio de equiprobabilidade no sorteio dos elementos que pertencem ao universo objeto da pesquisa, que compõem o Painel Amostral.

O número de entrevistas teve por parâmetro o quantitativo de eleitores aptos a votar no Município de Chapada de Areia informados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins no mês de março de 2024.
Amostra selecionada com representatividade para abranger de forma fidedigna o total do eleitorado de Chapada de Areia. Distribuição dos questionários por setores, considerando o quantitativo populacional de cada região, tendo por base o último Censo Populacional realizado pelo IBGE e por cotas (sexo, faixa etária, grau de instrução e renda per capita), de acordo com o cadastro de eleitores do TRE/TO. O

Estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais