Dia Mundial do Coração: boa saúde bucal ajuda a prevenir infarto

O Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde do coração, bem como sobre os perigos das doenças cardiovasculares.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 30% dos óbitos no Brasil são causados por estas doenças, totalizando cerca de 400 mil mortes por ano. Além disso, diversos estudos evidenciam a relação entre a má saúde bucal e problemas cardiovasculares. Um deles, realizado pelo Instituto do Coração (Incor), mostrou que 36% das mortes por problemas cardíacos e 45% das doenças cardíacas são de origem bucal.

Como a boca é uma porta de entrada para bactérias causadoras de várias enfermidades, esses microrganismos podem acabar gerando infecções e agravando lesões, na falta de uma higiene adequada. 

Anúncio no meio do texto

Segundo o Cirurgião Dentista Fábio Azevedo, Implantodontista, Mestre em Periodontia e  Especialista LATAM do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System, existe uma associação maior das doenças cardiovasculares com a gengivite e com a periodontite, que podem agravar problemas cardíacos. “Um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, o coração, está ligado à boca pela corrente sanguínea, por isso, quando uma doença periodontal (patologias inflamatórias que acabam afetando os tecidos de suporte e de sustentação dos dentes) ou cárie se instalam, os microrganismos responsáveis por essas condições se espalham e podem configurar uma porta aberta para que patologias sistêmicas se desenvolvam”, explica o especialista. “Destas, a aterosclerose é a mais proeminente e é a principal causa de doenças cardiovasculares (DCV). Há também a endocardite, uma infecção do revestimento interno do coração, e os acidentes vasculares cerebrais (AVC), além do risco de agravo de casos pré-existentes”, conclui.

Os principais sintomas das doenças periodontais e peri-implantares são sangramento ao escovar os dentes e utilizar o fio dental, além de retração, inchaço e vermelhidão gengival. 

Azevedo destaca que a  principal forma de manter-se longe destas infecções é ter sempre a saúde bucal em dia, escovando os dentes e usando o fio dental após as principais refeições. Visitas regulares ao Dentista também são importantes para garantir que está indo tudo bem.

É importante, também, ter atenção extra com o aspecto das gengivas. “Sangramentos em gengivas inchadas e avermelhadas costumam ser os principais fatores de risco para gengivite, periodontite, mucosite e peri-implantite, levando a um maior risco para doenças cardíacas, por isso, é recomendável procurar um dentista em caso de alterações nas gengivas, ou ainda, se elas parecerem mais afastadas dos dentes”, explica o especialista. 

Em tempo: se a pessoa já é portadora de algum problema cardíaco, o dentista deve ser avisado, já que esses pacientes devem ter cuidado redobrado com a saúde bucal. “Alguns indivíduos podem ser mais suscetíveis a endocardite, uma doença que provoca inflamação na membrana que reveste a parede interna do coração. Essas pessoas precisam ter um cuidado muito maior com a higiene bucal, devido ao risco das bactérias presentes na boca atingirem o órgão vital”, diz o dentista. 

E mais: em casos de cirurgia bucal, quando há sangramento, as bactérias presentes na cavidade oral entram na corrente sanguínea. “Se o paciente for portador de algum problema cardíaco como um prolapso valvular, aderência ou ainda uma válvula artificial, se faz necessária uma profilaxia antibiótica, para evitar risco de doenças e complicações”, destaca Azevedo.

Sobre a S.I.N. Implant System: uma das líderes mundiais na fabricação de implantes dentários, com sede localizada em São Paulo (SP), está presente em 30 países. É reconhecida no mercado por agregar valor e conhecimento à comunidade odontológica, por meio de cursos de formação, palestras e workshops, além do apoio a pesquisas científicas.  A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de Implantodontia, graças a um rigoroso controle de qualidade, aliado a certificações nacionais e internacionais. A S.I.N. abraçou a ideia da tecnologia e da inovação para ajudar pessoas a resgatarem seus sorrisos, promovendo  felicidade, saúde e bem-estar. O modelo de negócios é orientado por práticas que envolvem a redução de impactos ambientais, o atendimento humanizado, a promoção da diversidade e da inclusão social. Na governança, os pilares centrais são o respeito às pessoas, a escuta ativa, o compromisso com a ética, o uso consciente de dados e a transparência nas ações. A empresa acredita que viver de acordo com valores e propósitos sólidos é o caminho mais favorável para bons negócios. É assim que  a S.I.N. tem construído confiança junto a Clientes, Acionistas,  Colaboradores, Parceiros e comunidades locais. A empresa, iniciada em 2003 pelo casal de empreendedores Neide e Ariel Lenharo, hoje integra o grupo Henry Schein, maior fornecedor de produtos e serviços de saúde para consultórios odontológicos e médicos do mundo. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais